sábado, 15 março, 2025
33.9 C
Alta Floresta

Altaflorestense é campeão Brasileiro de Tiro ao Prato

Date:

Depois de marcarem presença nas etapas locais, regionais e em duas etapas nacionais de Tiro ao Prato, realizada em Goiânia-GO e Pato Branco – PR, os altaflorestenses Celso Sella e Marcelo Kanashiro estiveram disputando a etapa final do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato realizado no Clube Caxiense de Caça ao Tiro em Caxias-Rs no período de 3 a 7 de dezembro. O evento promovido pela LNTP – Liga Nacional de Tiro ao Prato – contou com a participação de mais de 1500 atiradores de todo Brasil.

O destaque esse ano foi o empresário altaflorestense Celso Sella que foi campeão na Trap Americano – Trap 200 – Másters B.

Sella, que integra a ATAF (Associação de Tiro de Alta Floresta),  acertou 190 pratos obtendo 95% de acertos, superando atiradores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Celso Sella e Marcelo Kanashiro representaram o municipio de Alta Floresta, localizado na região norte de Mato Grosso

Já o atirador Marcelo Yoshifumi Kanashiro, destaque em 2023, terminou sua participação nessa ultima edição de 2024 na 7ª colocação na classificação geral na Trap 100 e em 8º lugar na Trap 200. Na Trap 100, Marcelo acertou 95 pratos contra 98 do campeão Valdir Abel de Santa Catarina. Já na Trap 200 foram 188 acertos contra 198 do campeão paulista Mauro Spagnhol Em 2023 Kanashiro acertou os 100 pratos, obtendo 100% de acertos.

No Trap Americano por equipe, divisão Grand Prix, Celso Sella e Marcelo Kanashiro representaram a ATAF (Associação de Tiro de Alta Floresta) e terminaram na 47ª colocação na classificação final das 72 equipes que disputaram.

Marcelo Kanashiro termina na 7ª colocação no play off do Brasileiro de Tiro 2024 na categoria seniors AAA

Trap Americano

O Trap Americano é a categoria do Tiro Esportivo onde o atleta executa a prova exclusivamente com um único tipo de equipamento, a tão famosa Espingarda 12. Atrativo aos expectadores admiradores de armas longas, o Trap100, adota regras baseadas na Amateur Trapshooting Association – ATA, com modificações e adaptações produzidas para adequar à realidade brasileira.

Além da precisão (exigência para qualquer modalidade do tiro), o Trap exige do atleta um reflexo imediato. Imagine um prato de aproximadamente 10cm (usualmente na cor laranja) sair em direção desconhecida, de uma casamata semienterrada, distante a 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que em segundos precisa acertar esse prato, frisando que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

O Trap100, é somente uma das modalidades do Trap Americano. Também existem o Trap200 e Trap Double.

LNTP – Liga Nacional de Tiro ao Prato

A Liga Nacional de Tiro ao Prato, que começou a ser organizada no mês de maio/2011, tem como principal objetivo o de fomentar o surgimento e desenvolvimento de novos talentos olímpicos no Tiro ao Prato Brasileiro, uma vez que foi o Tiro Esportivo que trouxe a primeira medalha olímpica para o Brasil, com Guilherme Paraense, na Antuérpia em 1920.

A sede da Liga Nacional de Tiro ao Prato atualmente encontra-se na cidade de Guarapuava, estado do Paraná, com base estendida em 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal através de Delegados Locais nos clubes filiados. Possui atiradores filiados a mais de 200 clubes de tiro ao prato nestes estados, dentre esses, a ATAF (Associação de Tiro de Alta Floresta).

Confira abaixo a classifcação final da competição que contou com a particpação de vários outros atiradores de Mato Grosso:

https://www.tirobrasil.com.br/etapa/resultados-agrupados/482/

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Sorriso recebe 1º Nortão Open de Jiu-Jitsu neste fim de semana

O torneio contará com a participação de 12 municípios...

Caso de cachorro abandonado em Alta Floresta gera repercussão na mídia

Moradora resgata animal ferido, mas prefeito Chico Gamba assume...

Painel Logístico no Show Safra 2025 debaterá impacto das ferrovias no agronegócio

Convite foi feito pelo prefeito Miguel Vaz durante audiência...
Feito com muito 💜 por go7.com.br