domingo, 23 junho, 2024
34.9 C
Alta Floresta

Troféu Brasil foi ao Centro-Oeste e Sub-16 teve centrinhos no pódio

Date:

O Brasileiro adulto foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso, pela primeira vez com a participação de representantes de 114 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal; nada menos que 16 centrinhos foram ao pódio em Recife; CBAt organizou 22 competições em 2023

Bragança Paulista – A realização de um calendário completo foi um dos destaques de 2023. A Confederação Brasileira de Atletismo organizou 22 competições, 18 delas nacionais e quatro internacionais, com quase 6.000 inscrições de atletas e passando por 11 Estados do Brasil. O extenso calendário do atletismo brasileiro é o tema da retrospectiva do ano desta sexta-feira (29/12).

O 42º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo – a principal competição do gênero na América Latina – foi realizado pela primeira vez na Região Centro-Oeste do Brasil. Teve como palco a Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com a participação de 625 atletas (281 no feminino e 344 no masculino) de 114 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal.

O sucesso foi traduzido por resultados técnicos expressivos, no último evento nacional para a obtenção dos índices e pontos no Ranking para o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria: dois índices para o Mundial, um índice olímpico, oito recordes do Troféu Brasil, 37 melhores marcas pessoais (PB) e 43 melhores marcas da temporada (SB) estabelecidos.

Caio Bonfim (CASO-DF), da marcha atlética, e a velocista Lorraine Martins (Pinheiros-SP) foram eleitos os melhores atletas e o Pinheiros (SP) foi octacampeão do Troféu Brasil. O campeão mundial indoor do arremesso do peso, Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), venceu pela 11ª consecutiva e superou os índices exigidos para o Mundial de Budapeste e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, com 21,58 m.

Foram muitas as atrações, com destaque para a presença de 20 integrantes do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, desde a promoção do evento em visitas a escolas, projetos e mídia, até a participação no torneio, com interação com atletas e público. A ação envolveu a presença de campeões e medalhistas olímpicos como Maurren Higa Maggi, ouro em Pequim-2008, no salto em distância, e Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona dos Jogos de Atenas-2004 e o único brasileiro no seleto grupo do detentores da medalha Pierre de Coubertain.

Também foi destaque a presença e as ações dos integrantes da Comissão de Atletas, Comitê Feminino e Conselho de Ética, em diálogo constante e interagindo com atletas e demais integrantes da comunidade do atletismo.

O evento evidenciou a parceria entre a CBAt, com patrocínio das Loterias Caixa, e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Mais de 250 mil pessoas assistiram ao vivo os quatro dias de competições em pool de canais formados por TV Atletismo Brasil, Canal Olímpico do Brasil, Primeira Página e UOL. Mais de 7 mil pessoas compareceram ao Centro Olímpico de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso.

Foram realizados também os Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23 e Copas Brasil de Marcha Atlética, Combinadas, Fundo e Meio Fundo e Cross Country, e três Troféus Norte-Nordeste, sempre levando o nome das Loterias Caixa, o patrocinador máster do atletismo nacional.

A CBAt também sediou dois Campeonatos Sul-Americanos, o Adulto e de Cross Country, bem como organizou o Torneio Internacional – Meeting Sul-Americano – e o GP Brasil. As competições internacionais receberam 733 inscrições e o Sul-Americano, realizado em São Paulo, teve a participação de todos os 13 países do Continente.

O calendário atendeu plenamente os atletas, os clubes e as seleções brasileiras e a diversidade do esporte por contemplar as múltiplas provas da modalidade e todas as categorias. Sob a hashtag Somos Atletismo – #somosatletismo –, se inserem também o Desafio CBAt/CPB, com disputas para atletas olímpicos e paralímpicos, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, juntando atletas federados e de associações atléticas universitárias e a Taça Brasil Máster, com ex-atletas que buscam por competição, e pessoas que também querem socialização, saúde e qualidade de vida.

A CBAt apoiou as 27 Federações na realização de eventos estaduais, seletivas para os Campeonatos Brasileiros, e as competições regionais como os Norte-Nordeste Adulto, Sub-18 e Sub-16.

A descentralização dos eventos em todas as regiões do País, permitiu parcerias com Prefeituras, Governos de Estados e Universidades, tendo a importante interlocução e parceria das Federações. Também foram notáveis as ações conjuntas e parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM). Os Brasileiros também tiveram apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atleta.

Parcerias e Centrinhos – Parceria de sucesso foi também a do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, em abril – o primeiro Brasileiro do ano – no Centro de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. O Governo do Estado do Paraná serviu gratuitamente 6.600 refeições a atletas, treinadores, árbitros, integrantes de staff e dirigentes. O evento recebeu a inscrição de 715 atletas, de 128 clubes, de 23 Estados e do Distrito Federal. O campeonato teve a parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.

Também o Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, em setembro, teve o patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt). A competição recebeu a inscrição de 643 atletas, de 136 clubes e associações de 22 Estados e do Distrito Federal e foi realizada pela primeira vez em Aracaju. Ganhou importância e também registrou excelente nível técnico pela qualificação para o primeiro Campeonato Ibero-Americano Sub-18, categoria que é a porta de entrada para as competições internacionais.

Os números do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16, realizado em outubro, na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, mostram o sucesso da competição. Foram quatro recordes brasileiros e cinco do campeonato quebrados, 89 clubes com pontuação no quadro final, dois clubes do Nordeste – AESC Cerro Corá (RN) e Russas (CE) – no pódio na classificação do masculino e feminino, respectivamente.

O campeonato evidenciou o ótimo trabalho dos Centros de Formação da CBAt: 17 centrinhos de iniciação, descoberta e formação de talentos foram ao pódio em Recife. A Associação Esportiva e Sociocultural Cerro Corá, do Rio Grande do Norte, somou 64 pontos e venceu o Brasileiro Sub-16 no naipe masculino – foi 5ª na classificação geral, com atletas descobertos pelo Projeto de Atletismo Edilson de Oliveira – Saltando para Vencer. Os melhores atletas foram Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP), campeã dos 80 m com barreiras e dos 300 m com barreiras, e  Diogo Kauã Batista Gomes (ASPA-PB), campeão dos 75 m e dos 250 m. O clube campeão geral foi a Corville, de Joinville (SC).

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Prefeitos recebem Ônibus e assinam convênios para Educação

Em evento realizado no Palácio Paiaguás o Governador Mauro...

Bola rola pelas semifinais da Copa 50tinha do Araras no final de semana

Terá início nesse sábado (22) a primeira rodada válida...

Moto Clube Roda Presa de Alta Floresta é declarada de Utilidade Pública

Moto Clube agora é reconhecida de Utilidade Pública. Confira Através...

Resenha VM de Diamantino é destaque na Copa Santa Luzia em Sapezal

No último final de semana, 14 a 16 junho,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br