terça-feira, 4 novembro, 2025
26.9 C
Alta Floresta

Unemat conquista 38 medalhas nos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos de Mato Grosso

Date:

Delegação disputou provas de atletismo e parabadminton em Cuiabá e Várzea Grande

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistou 38 medalhas nas modalidades de atletismo e parabadminton durante os Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-Grossenses 2025, realizados nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Cuiabá e Várzea Grande. A competição reuniu atletas de 16 municípios.

A delegação da Unemat foi representada por atletas vinculados ao Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB/Unemat). No atletismo, os 10 competidores da universidade conquistaram 25 medalhas, sendo 19 de ouro e 6 de prata. Os destaques foram Gabrieli Araújo, Héctor Santana e Ezequiel Guimarães, que subiram ao pódio em todas as provas que disputaram. Gabrieli venceu as provas dos 100 metros, 200 metros e salto em distância. Héctor foi campeão nos 100 metros, 400 metros e salto em distância. Ezequiel conquistou o ouro nos 100 metros e no lançamento de dardo.

No parabadminton, sete atletas da Unemat conquistaram 13 medalhas: 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Lucas Oliveira e Gonçalina Silva foram campeões nas categorias simples adulto. Na base, Jamilly Aguilhera venceu na categoria simples feminino Sub-18. Gabriely Campos e Vitor Dutra conquistaram o ouro nas duplas mistas. Os atletas do badminton seguem em ritmo forte de treinamento, ainda neste mês, nos dias 25 e 28, participam da 2º etapa Nacional de Parabadminton, em Cuiabá.

De acordo com o professor Emanuel Carvalho, supervisor do CRPB/Unemat, a participação na competição contribui para o desenvolvimento esportivo dos alunos e para a valorização do paradesporto em Mato Grosso. “Além de revelar talentos, essa competição fortalece a visibilidade e o reconhecimento do paradesporto como um direito e uma oportunidade de desenvolvimento humano”, afirmou.

O professor Riller Reverdito, coordenador do Centro de Iniciação e Pesquisa em Esportes e Educação Física (Cipeef), destacou a importância da experiência esportiva. “Mais do que resultados, esse evento representa uma vivência essencial para o crescimento pessoal, social e esportivo dos nossos atletas.”

O próximo desafio dos atletas do CRPB/Unemat será nas Paralimpíadas Escolares 2025, que acontecerão em novembro, no estado de São Paulo.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Moradores de Três Lagoas morrem durante grave acidente em SP

Ewerton Cesar, Gabriella Fernandes e Letícia Benites morreram durante...

Atletas de Nova Mutum conquistam medalhas na fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê em João Pessoa (PB)

Os atletas mutuenses participaram, neste fim de semana, da...

Tribunal esclarece regra para acúmulo de aposentadoria e pensão após Reforma da Previdência

Posicionamento considera decisões recentes do STF e do TCU,...

Evento internacional de BMX no Rio de Janeiro recebeu 50 atendimentos médicos

“Os atendimentos mais grave foram encaminhados aos hospitais mais...
Feito com muito 💜 por go7.com.br