Josephat Joshua Gisemo, da Tanzânia, venceu a prova masculina da 39ª Corrida de Reis, realizada neste domingo, em Cuiabá. O atleta de 32 anos completou o percurso de 10km em 30 minutos e 32 segundos. Além do título, ele faturou o prêmio em dinheiro no valor de R$ 40 mil.
É a segunda vez consecutiva em que a Tanzânia ficou no topo do pódio da prova. No ano passado, Joseph Tiophil Panga foi o campeão da 38ª edição.
O segundo a cruzar a linha de chegada foi Moses Kibet, de Uganda, com a marca de 30 minutos e 59 segundos. Vestus Cheboi Chemjor, do Quênia, chegou na terceira colocação, com o tempo de 31 minutos e 26 segundos.
O pódio ficou completo com os brasileiros Ronan Moraes da Silva, de Jataí, que completou o percurso em 32 minutos e 12 segundos, e Wellington Bezerra da Silva, de Belo Horizonte, quinto colocado com 32 minutos e 39 segundos.
Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano. A prova é a maior do Centro-Oeste e uma das principais do Brasil.
Hegemonia africana
O último brasileiro a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar foi Giovani dos Santos, em 2017. Entre 2009 e 2024, a Tanzânia teve cinco vencedores, o Quênia oito e Uganda registrou um campeão.