domingo, 26 maio, 2024
22.1 C
Alta Floresta

Brasil conquista mais três ouros com boa atuação nas barreiras no Ibero de Cuiabá

Date:

Eduardo de Deus ganhou os 110 m com barreiras com o bom tempo de 13.24, mas com o vento acima do permitido – a marca seria o índice olímpico e o recorde ibero-americano; a competição segue neste domingo à tarde (15/5), com transmissão do Canal Olímpico do Brasil

Cuiabá – O Brasil teve uma dobradinha no pódio dos 110 m com barreiras – Eduardo de Deus e Rafael Pereira – na manhã deste domingo (12/5) no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, na pista do Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) foi o campeão nos 110 m com barreiras com 13.24, marca que teria sido índice olímpico (13.27 é o tempo fixado pela World Athletics) se não fosse o vento de 2.8 m/s acima do permitido (2.0 m/s). O mineiro Rafael Pereira (AABLU-SC) ficou com a prata (13.35), e o espanhol Kevin Sanchez com o bronze (13.43).

“Minha preparação foi difícil, eu não estava treinando tão bem, fiquei um mês sem competir e aí acabamos aumentando muito o volume de treino e as cargas, então eu fiquei com muita dor. Aí fiz muitas massagens também para chegar aqui bem e recuperado”, disse Eduardo de Deus. “Queria agradecer ao meu treinador por acreditar no meu trabalho, mesmo nas dificuldades…”, comentou, referindo-se a Katsuhico Nakaya.

“A prova está aí, saiu um bom resultado, uma pena pelo vento, mas acredito que quarta-feira vai sair um bom resultado também”, completou Eduardo de Deus que compete o Grande Prêmio Brasil-Cuiabá (15/5), também na pista da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e o Grande Prêmio Brasil-Niterói, no domingo (19/5). “Acredito que o índice vai sair sim. Por pontuação, estou classificado e não tenho com o que me preocupar. Depois dos GPS eu já viajo para a Europa, para fazer algumas competições.”

Rafael Pereira (AABLU-SC) que vinha sofrendo com uma mudança técnica no número de passadas, tentada desde o início da base para aproveitar sua aceleração, a partir de outubro do ano passado, voltou a correr com oito passadas entre as barreiras e ficou feliz com a prova e a medalha. “Estou muito feliz por encaixar um resultado, por fazer 13.35. Evolui em vários aspectos, mas fiz quatro ou cinco competições com sete passadas e não estava funcionando”, disse Rafael que está treinando com Alison dos Santos em Clermont, na Flórida, com o treinador Felipe de Siqueira.

Emocionado, pediu ao Canal Olímpico do Brasil para mandar um beijo para a mãe Rosileine – “Feliz Dia das Mães”, disse -, que está em Belo Horizonte, e para a mulher Gabriela, em Blumenau. “É muito difícil ficar longe de casa, da família”, comentou.

O Brasil venceu os dois revezamentos 4×100 m. No feminino, o ouro veio com Gabriela Mourão, Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa em 43.54. A equipe da Colômbia conquistou a medalha de prata (44.34) e o Chile a de bronze (44.56). “Correr na casa dos 42 alto era o que a gente esperava, melhor do que conseguimos hoje. Mas é sair de cabeça erguida”, disse Lorraine (EC Pinheiros-SP), que agora vai trabalhar pelo índice e ou pontos no Ranking Mundial para sua qualificação olímpica nos 200 m.

Vitória Rosa também briga por índice e pontos no Ranking Mundial nos 100 m rasos e Ana Carolina Azevedo nos 200 m. Ambas são atletas do Pinheiros (SP).

O revezamento 4×100 m masculino – sem Renan Gallina e Paulo André, que pediram dispensa por causa de dores depois do Mundial de Revezamentos da Bahamas -, também ganhou a medalha de ouro no Ibero-Americano. Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi, Erik Cardoso e Vinícius Rocha Morais fizeram 39.19. A Colômbia ficou na segunda posição (39.23) e a Argentina em terceiro (39.85).

“Todos melhoraram suas marcas individuais, mas o resultado na pista não está saindo. Agora é ir buscar a Olimpíada”, disse Rodrigo (Pinheiros-SP), o mais experiente da equipe. “Eu espero ter mostrado que estou bem e posso integrar o time em outras competições. Gostei de fechar, gosto de correr aquela reta”, disse Vinícius (ASPMP) que integrou o time pela primeira vez num evento internacional.

Na abertura do programa de competições deste sábado (12/5) o brasileiro Fabio Jesus Correia (Kiatleta-SP) ficou com a medalha de bronze nos 10 Km – Corrida de Rua, com 30:06, atrás dos espanhóis Ilas Fifa (29:41) e Miguel Baidal (30:00). Wendell Jerônimo Souza (ACORR-SC) foi quinto colocado (30:25).

A melhor brasileira na prova feminina foi Nubia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA) em quarto lugar, com 35:06, apenas 2 segundos atrás da espanhola Alicia Berzosa (35:04), que dividiu o pódio com as equatorianas Silvia Patricia Ortiz Morocho (34:43) e Mary Zeneida Granja Pila (34:25). A outra brasileira na prova foi Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners) em sexto lugar (35:18).

A Corrida de Rua, que também foi aberta a amadores, defendeu a causa da Campanha Estadual de Combate ao Trabalho Escravo.

RESULTADOS E INFORMAÇÕES

A competição termina neste domingo (12/5), com provas a partir das 18:30, com entrada franca para o público no estádio da UFMT (AV. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367- Bairro Boa Esperança, Cuiabá) e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br