domingo, 24 agosto, 2025
27.2 C
Alta Floresta

EM CUIABÁ – MATO GROSSO – Lissandra afirma que Ibero em casa é motivação pelo índice olímpico

Date:

Quatro atletas do Mato Grosso integram a seleção brasileira que disputa o campeonato de países onde o idioma é espanhol e português, de 10 a 12 de maio, por vaga nos Jogos do Paris-2024 e pela emoção de estar perto de uma torcida especial que inclui familiares e amigos

A saltadora Lissandra Maysa Campos, de 22 anos, está ansiosa para a disputa do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Está treinando duro para obter uma ótima marca no salto em distância – “até o índice olímpico (6,86 m)”, comenta – e com a família na arquibancada. Lissandra disse que até van alugada virá de sua cidade natal Nossa Senhora do Livramento para Cuiabá com a mãe Jucileide, familiares e amigos, torcida que vai tomar as arquibancadas pelo seu sucesso. No estádio, a entrada é franca, e a competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.

Lissandra, que começou em brincadeiras de rua e em recreação na praça, e correndo aos 12 anos em provas kids como a Maratoninha da Caixa e a Corrida de Reizinho – “ganhei umas 13 bicicletas”, relembra – chegou para treinar no Instituto Vicente Lenílson Atletismo em 2014. “Saltava 4,86 m e depois de dois meses fez 5,20 m no Brasileiro Escolar, com apenas 13 anos”, comentou a treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, que foi atleta olímpica do salto triplo em Atlanta-1996. “Como única mulher mato-grossense a ir para uma Olimpíada quero passar o bastão para a Lissandra”, acrescenta Cida. 

Mas a treinadora disse que aprendeu com Aristides Junqueira, o Tide, já falecido e com quem trabalhou por 24 anos, a respeitar as faixas etárias dos atletas, como é o caso de Lissandra que compete com ela desde os sub-16. “Mas ela está preparada tanto na parte física como psicológica e o salto longo está perto”, comenta Cida.

Lissandra também acha que pode fazer o índice olímpico. “Tem saído beirando nos treinos. Eu sempre sonho com a Olimpíada, desde que eu entendi o que é o atletismo”, disse a saltadora que ainda bem jovem teve a experiência de ir ao Mundial de Budapeste, Hungria, em 2023. A sua melhor marca é 6,69 m (-1,4), do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, do ano passado, recorde brasileiro e sul-americano na categoria sub-23.

“Da tarde para a noite não vai estar muito calor, todo mundo já vai ter saído do trabalho e vem assistir – aqui as pessoas gostam de atletismo – e posso conseguir uma boa marca”, completa Lissandra, que lidera o Ranking Brasileiro Adulto com 6,67 m, marca feita em Cuiabá, em março.

A seleção brasileira terá 90 atletas (45 no feminino e 45 no masculino) e quatro deles são do Mato Grosso. Além de Lissandra, Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças), dos 800 m, Wendell Jeronimo Souza (ACORR), dos 5.000 m e 10 km corrida de rua, também de Barra do Garças, e Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS), do salto triplo, que nasceu em Matupá, foi criado em Peixoto de Azevedo e é radicado em Porto Alegre.

O Ibero-Americano reúne a cada dois anos atletas de países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes. Um total de 23 países confirmaram presença na competição pré-olímpica. Está em pauta a briga pelos índices da World Atlhetics ou pontos no Ranking Mundial na corrida para ir aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br