O Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, foi o palco da emoção no último sábado (1º) com a realização do 3º Meeting Open da Liga de Judô Mato-Grossense. O evento reuniu cerca de 300 atletas de diversas cidades de Mato Grosso — como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Querência, Santo Antônio do Leverger e também de Sonora e Rio Verde (MS).
Organizado pela Associação de Judô de Várzea Grande (ASJUVAG), sob a presidência da sensei Sara Mikaelle Faria Quezo, o torneio contou com a parceria da Liga de Judô Mato-Grossense e de várias autoridades locais. Entre elas, estiveram presentes a prefeita de Santo Antônio do Leverger Francieli Magalhães, o presidente da LJMT Sensei Ernesto Soares Guimarães, presidente da Liga de Judô de MS Tutankamon , Sensei Robério Libânio, Sensei Flavio Cardoso e o superintendente de Cultura, Esportes e Lazer, Edmilson Nascimento.
O evento reuniu atletas de projetos sociais, academias, clubes e escolas públicas e privadas, reforçando o papel do judô como ferramenta de inclusão social, disciplina e desenvolvimento humano.
Homenagem ao legado do Sensei Manao Ninomiya
Durante a solenidade, a Liga prestou homenagem póstuma ao Sensei Manao Ninomiya, um dos grandes nomes do judô em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nascido no Japão e radicado em Rondonópolis, Ninomiya foi pioneiro na fundação da Liga de Judô Mato-Grossense, da Liga Nacional de Judô – Brasil e das federações estaduais de MT e MS. Detentor do 9º Dan, o mestre foi reconhecido por sua atuação exemplar como técnico, educador e formador de gerações.
Com mais de cinco décadas dedicadas ao judô, o sensei transmitiu ensinamentos que iam além do tatame — valores como respeito, humildade, disciplina e cidadania. Seu maior legado foi a formação de cidadãos íntegros e responsáveis, que hoje seguem transmitindo seus ensinamentos nos dojos de todo o estado.
Destaques do Ano: novos talentos e mestres reconhecidos
O Meeting também foi marcado pela entrega das homenagens aos Destaques do Ano, nas categorias Atleta e Técnico.
O título de Atleta Destaque foi para Eduardo Henrique Duarte da Silva, da EE Ramon Sanches Marques, de Tangará da Serra.
Eduardo brilhou nas competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais, conquistando o 3º lugar na Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).
O jovem atleta também foi eleito pela SECEL-MT como Atleta Destaque dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-Grossenses 2025 na modalidade judô, garantindo a Bolsa Atleta Estadual 2026.
Na categoria Técnico Destaque, o homenageado foi o Sensei Sandro Soares de Araújo, um dos fundadores da Liga de Judô Mato-Grossense (2000), em Tangará da Serra. Com mais de 30 anos de atuação, Sandro é reconhecido pela formação de inúmeros atletas e pelo trabalho contínuo em prol do judô. Atualmente, ele é diretor de arbitragem da Liga e professor da Escola Estadual de Tempo Integral do Estado de Mato Grosso, onde segue revelando novos talentos.
A Liga expressou seu agradecimento e reconhecimento ao Sensei Sandro Soares, destacando seu compromisso com a formação técnica e ética de jovens judocas.
Resultado Geral – 3º Meeting Open da Liga de Judô Mato-Grossense
# ENTIDADE OURO PRATA BRONZE TOTAL
1º JUDÔ TANGARÁ 20 11 4 35
2º JUDO ASJUVAG 15 5 3 23
3º GUARDIÕES DO PANTANAL 14 2 9 25
4º JUDÔ MANÁ 10 4 6 20
5º JUDÔ SÃO CARLO ACUTIS 10 3 2 15
6º JUDÔ AJAL 7 2 2 11
7º JUDÔ ÁGUIAS 4 6 4 14
8º JUDÔ GARAGEM 2 3 6 11
9º VG + ESPORTE 2 2 8 12
10º ARRUDA TEAM 2 0 1 3
11º JUDÔ ICSUAVE 0 1 1 2
O 3º Meeting Open reforçou o crescimento e a união do judô mato-grossense, celebrando não apenas vitórias no tatame, mas histórias de superação, respeito e amizade.




