(GE)
O Luverdense se apresentou para a pré-temporada nesta quinta-feira com duas baixas: o zagueiro Luiz Otávio e o meia Osman foram emprestados para a Chapecoense até o final da temporada. Ambos renovaram com o Luverdense até maio de 2019 e deixam o clube após um pedido da diretoria da Chapecoense para o presidente Helmute Lawisch, que ficou comovido com as dificuldades enfrentadas pelo clube catarinense depois do trágico acidente aéreo no final do ano passado. O dirigente do time mato-grossense, porém, fez uma ressalva sobre a situação de momento.
– Emprestamos os atletas por um pedido do Rui Costa (diretor de futebol) que me pediu e vamos atender. Só estamos emprestando porque é a Chapecoense, que precisa do apoio de todos. Essa tragédia ainda nos comove muito. Muitos clubes procuraram esses atletas, mas sempre falamos não. O Luverdense não quer ter atletas para fazer dinheiro. Queremos atletas para fazer acesso. Esse é o nosso sonho. Que Deus possa nos iluminar para achar dois bons substitutos, pois ambos eram titulares absolutos do time – disse Helmute, ao GloboEsporte.com.
Outro exemplo citado por Helmute foi a situação do volante Ricardo, também titular, que recebeu uma proposta do Coritiba.
– Não queremos dinheiro, não queremos vender ninguém. Queremos subir para a Série A. Essa é a nossa meta. Essa palavra acesso está em nossa cabeça todos os dias e estamos trabalhando para isso. Conseguimos manter boa parte do elenco em um grande esforço financeiro. O Luverdense não está no futebol à tôa. Temos um projeto sério e queremos cumprir nossas metas.
– O Luverdense não forma ou recupera atletas para Corinthians, Flamengo, Santos, Sport ou quem for fazer proposta. Essa não é nossa proposta. Sabemos que somos uma criança ainda no futebol, mas temos sonhos, assim como a Chapecoense teve e chegou lá.
Em 2012, Luverdense e Chapecoense disputaram o acesso para a Série B do Brasileiro e o time catarinense levou a melhor. O acesso do time de Mato Grosso veio no ano seguinte, em 2013. A equipe vai estrear na temporada 2017 no dia 29 de janeiro, contra o Sinop, no estádio Gigante do Norte, pelo Campeonato Mato-Grossense.