Quatro equipes de Mato Grosso disputam a final dos Jogos Escolares em João Pessoa, que ocorre nesta quinta-feira (29). O Estado disputa o título nas modalidades de handebol masculino e feminino, futsal masculino e basquete feminino. Há também a disputa do terceiro lugar no basquete masculino.
No futsal masculino da terceira divisão quem representa o Estado é o Colégio Isaac Newton, de Cuiabá, que se classificou para a final ao vencer o time de Rondônia. O técnico do time, Marcos Duarte, o 'Marquinhos' classificou o jogo como uma “batalha épica”.
Ele contou que a partida foi tensa o tempo todo e que o time adversário contava com talentos individuais, especialmente o camisa 10. “No primeiro lance do garoto percebi que tinha que dobrar a marcação em cima dele”, disse
Por conta dessa dobra, o time cuiabano conseguiu neutralizar o craque de Rondônia e o jogo ficou mais favorável para o Colégio Isaac Newton, que se impôs no jogo e estabeleceu o placar final de 6 a 3.
No handebol masculino, segunda divisão, os garotos da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde, jogaram com o time de Santa Cataria e venceram a semifinal pelo placar elástico de 31 a 14.
O auxiliar técnico do time, Leonardo Lorenzotto, avalia que a goleada se deu por conta do alto nível de concentração dos campo verdenses, coisa que não aconteceu nas três partidas da primeira fase. ” A equipe dominou o jogo desde o começo, sem dar nenhuma chance de reação para os adversários”, destacou o professor.
No handebol feminino primeira divisão, a Escola Municipal Sabina Lazarin Prati, de Campo Verde, garantiu a vaga para a final ao ganhar do time de São Paulo por 19 a 17.
O técnico da equipe, Luiz Mateus, ressaltou que o jogo foi emocionante. Ele detalhou que no primeiro tempo as campo-verdenses fizeram um grande trabalho na defesa e exploraram os contra-ataques, o que fez a equipe terminar a primeira etapa com cinco gols de vantagens.
No segundo período, conforme o professor, foi só administrar a vantagem. Mas faltando cinco minutos o jogo ficou dramático, pois uma das atletas de Campo Verde machucou o joelho e ficou de fora da partida.
São Paulo se aproveitou da situação e encostou no placar. As meninas de Mato Grosso, com muita raça, seguraram a pressão e venceram por apenas dois gols de diferença.
No basquete feminino, segunda divisão, quem garantiu Mato Grosso na final foi o Colégio Regina Pacis, de Sinop, ao vencer por 42 a 33 o time de Maranhão. De quebra, a equipe já garantiu a vaga para a primeira divisão dos Jogos Escolares no ano que vem.
A técnica, Joana de Paula, também atribuiu a vitória ao jogo coletivo, mas principalmente ao trabalho de base com as meninas que já dura dois anos. “Essa vitória é consequência de muito treinamento e apoio que temos da nossa escola e da prefeitura de Sinop”, ressaltou.