sábado, 7 novembro, 2026

“Saímos de 20 para 120 municípios com acesso a editais de cultura”, destaca secretário adjunto durante evento

Date:

Secel reuniu gestores, secretários e coordenadores de cultura dos municípios mato-grossenses nesta quarta-feira (27.03)

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, destacou o avanço do acesso à cultura no Estado, durante a abertura do Encontro de Gestores Municipais de Cultura, nesta quarta-feira (27.03), no Cine Teatro Cuiabá, e citou os resultados práticos das políticas desenvolvidas pelo Governo estadual. 

“Eu não tenho dúvida que por meio da cultura nós conseguimos transformar esse país, porque a gente fez isso na Secel. Saímos de 20 municípios que tinham acesso aos nossos editais para 120, fazendo exatamente o que estamos fazendo aqui hoje, dialogando com os nossos gestores municipais”, declarou, no evento que é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O secretário ressaltou a importância do entendimento da democratização da cultura como uma política pública. “A política estadual cultural só vai melhorar se fortalecermos as políticas municipais. Se não municipalizarmos a cultura, não vamos conseguir mudar essa história. Porque o Estado e o município não fazem cultura, quem faz são as pessoas. E para chegar nessas pessoas a gente precisa de estratégia e a construção de muitas mãos”, pontuou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, reforçou a necessidade da parceria entre Estado e municípios e da boa aplicação dos recursos.

“É muito gratificante ter os municípios aqui com a gente. Com todos esses investimentos, hoje a cultura e esporte têm 51% dos investimentos em emenda de todo o Estado e tudo isso graças a vocês que conseguem entregar de forma brilhante os resultados que a gente espera. Estamos conseguindo o que nunca antes tinha sido feito que é fazer com o que recurso chegue na ponta”, enfatizou.

Na oportunidade, o deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou o papel do Governo do Estado para que esses avanços do setor fossem alcançados. “Hoje a gente só busca ampliar tudo isso, então é muito importante essa interação entre os poderes e fazedores de cultura, assim como é fundamental ter uma Secretaria de Estado que dialoga e escuta a classe. Precisamos muito dar continuidade ao que está acontecendo nesse momento histórico da cultura de Mato Grosso”, frisou o parlamentar.

Governo de MT realiza encontro anual com gestores municipais de cultura
Créditos: Christiano Antonucci – Secom – MT

O 12º Encontro de Gestores reúne cerca de 300 agentes públicos, entre gestores, secretários e coordenadores de cultura de diversos municípios mato-grossenses.

O evento promovido pela Secel-MT e implementado pela atual gestão, tem o objetivo de apresentar as principais políticas culturais anuais do Governo do Estado, debater e construir propostas para mudanças sociais e marcos regulatórios do setor.

Também participaram da abertura do evento a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, e autoridades locais.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Cipem e Fiemt promovem encontros sobre exportação para empresários do setor florestal em Juara e Juína

Evento “Descomplicando a Exportação” será realizado nos dias 9...

Atleta de Alta Floresta busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Diemerson Souza Penha conquistou índice nas provas de lançamento...

Cuiabá recebe 26ª Corrida Homens do Mato nos dias 21 e 22 de novembro

Evento promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso terá...

Cuiabano Livas Damázio leva o Brasil à semi do Mundial de 16 anos

Livas Damázio, de Cuiabá (MT), que treina na Rede...
Feito com muito 💜 por go7.com.br