sábado, 23 agosto, 2025
20.9 C
Alta Floresta

Alta Floresta realiza o I Encontro Regional do Serviço Família Acolhedora. Evento busca fortalecer o programa e compartilhar experiências

Date:

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Teatro Municipal Agostinho Bizinoto sediou o I Encontro Regional do Serviço Família Acolhedora, que contou com palestras e relatos de experiências de participantes.

O juiz da Vara da Infância e diretor do Foro de Alta Floresta, Antônio Fábio da Silva Marquezine, destacou a relevância do evento para o fortalecimento social. “Trazer profissionais qualificados para abordar esse tema é essencial. Parabenizo a Gestão Municipal por esse olhar atento e comprometido”, afirmou.

Marquezine também alertou para os desafios enfrentados pelo programa. “Infelizmente, ainda existem famílias que abandonam crianças e adolescentes, seja por omissão, falta de estrutura financeira ou em razão de vícios. Esse trabalho é fundamental para assistir essas crianças aqui em Alta Floresta”, ressaltou.

O Serviço Família Acolhedora oferece um lar provisório para crianças e adolescentes com direitos violados. Nesse processo, a criança é acolhida por uma família temporária enquanto a família de origem recebe acompanhamento multidisciplinar para possibilitar o retorno. Caso isso não seja viável, a criança é encaminhada para adoção.

A coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Vanessa Ribeiro, pontua, que a realização do evento em Alta Floresta é algo significativo para o município. “Alta Floresta é pioneiro neste trabalho. Aqui nós tivemos a oportunidade de fomentar a ideia do acolhimento familiar para os municípios da região e para o Estado. Aqui foi possível capacitar toda a rede de proteção de direito da criança e adolescentes, principalmente no acolhimento familiar.

Prefeito de Sorriso, Ari Lafin esposa Jucélia Ferro marcaram presença

A superintendente de Serviços Socioassistenciais da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Cristina Setsuco Siqueira Saito, parabeniza Alta Floresta e pontua sobre os esforços do Estado. “Parabenizo Alta Floresta pela realização deste encontro e pelo apoio ao Serviço Família Acolhedora. Nós, enquanto Estado, estamos fomentando a implementação desse serviço nos municípios. Sabemos dos desafios, mas reconhecemos a importância desse trabalho”, afirmou. Cristina também mencionou as estratégias do governo estadual para fortalecer o programa, como a oferta de capacitações em todo o Mato Grosso.

Segundo dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Brasil possui 2.916 Unidades de Acolhimento Institucional, que atendem 30.442 crianças e adolescentes. Já o serviço de acolhimento familiar conta com 543 famílias acolhedoras, que assistem 2.726 crianças e adolescentes. Do total de serviços de acolhimento, 93,4% correspondem ao acolhimento institucional e apenas 6,6% ao acolhimento familiar, como é o caso das Casas Lares.

Jucélia Ferro, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sorriso, além de presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), destacou a troca de experiências proporcionada pelo encontro. “Além das capacitações, tivemos um momento rico de compartilhamento de vivências. É um trabalho desafiador, que exige a quebra de tabus e ciclos viciosos”, comentou. Ela também agradeceu ao prefeito Chico e à primeira-dama Vilma pela receptividade.

O evento contou com a participação de técnicos de Alta Floresta e outros 16 municípios. A primeira-dama e gestora do projeto Eu Amo e Cuido de Alta Floresta, Vilma Gamba, ressaltou a relevância do encontro. “É gratificante receber a equipe do Estado e os municípios vizinhos. Contamos com palestrantes renomados, que certamente contribuirão para fortalecer o trabalho que já realizamos. Embora o serviço esteja bem estruturado em Alta Floresta, sempre há espaço para melhorias”, pontuou.

Vilma também agradeceu a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e sua esposa Jucélia Ferro. “Gratidão pelo carinho e amizade demonstrados”, concluiu.

Participaram do evento a diretora de Assistência Social de Alta Floresta, Sirlei Vaz; a promotora da 2ª Promotoria do Ministério Público, Laís Liane Resende; o defensor público Túlio Pontes de Almeida; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Kassiane Nascimento, representando o Conselho Municipal de Assistência Social, a conselheira titular Izanete Scinkas Seguro; Luciene Máximo, Assistente Social do Serviço Família Acolhedora; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Claudinei de Jesus e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br