sexta-feira, 11 setembro, 2026

Após críticas à articulação civil, prefeitura apresenta dados robustos para manutenção da rota aérea entre Alta Floresta e Cuiabá

Date:

Com base em dados populacionais, econômicos e operacionais, Prefeitura de Alta Floresta sustenta a viabilidade da linha aérea e cobra mais planejamento das entidades envolvidas.

Com a proximidade do cancelamento dos voos diretos entre Alta Floresta e Cuiabá anunciado pela Azul Linhas Aéreas a partir de 1º de julho, a mobilização para manter a conectividade aérea da cidade ganhou novo fôlego. Após a atuação da sociedade civil organizada, que enviou ofício à Latam Airlines solicitando a criação da rota, mas foi criticada por falta de embasamento técnico, o prefeito Chico Gamba adotou uma abordagem mais estruturada, entregando documentação oficial com dados consolidados que justificam a continuidade do serviço.

Em ofício protocolado junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e entregue pessoalmente ao presidente da Casa, Max Russi, o prefeito reforça que a decisão da Azul foi unilateral e tomada sem diálogo com o município. “Todos foram pegos de surpresa. Alta Floresta, além de ser uma cidade polo, está em franco desenvolvimento e os números comprovam isso. Quando fizemos esse pedido, apresentamos dados concretos que justificam a manutenção do voo”, afirma Chico Gamba.

O documento detalha informações populacionais e econômicas que sustentam a viabilidade da rota. De acordo com o IBGE, Alta Floresta possui mais de 61 mil habitantes, mas o aeroporto Piloto Oswaldo Marques Dias atende uma população estimada em 343 mil pessoas, considerando os municípios do entorno, como Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e outros.

Além disso, o prefeito destaca que a região é polo estratégico do Portal da Amazônia, com relevante expansão agrícola a área plantada de soja cresceu 437% entre 2017 e 2023 e forte produção pecuária, com mais de 812 mil cabeças de gado. “A conectividade aérea é essencial não apenas para empresários e produtores, mas para o fortalecimento do turismo, o acesso a serviços públicos e o acompanhamento de políticas ambientais”, pontua.

A mobilização institucional também enfatiza dados técnicos ignorados nas ações iniciais da sociedade civil. Conforme a ANAC, em 2024, a taxa média de ocupação dos voos da Azul em Alta Floresta foi de 73,1%. No primeiro quadrimestre de 2025, esse índice subiu para 73,8%, com crescimento de 29,3% no número de passageiros. Na alta temporada (junho a agosto), a ocupação chegou a 85%.

Esses dados contrastam com a ausência de estudos técnicos no ofício enviado pela CDL à Latam, criticado por especialistas do setor por não apresentar análise de viabilidade econômica, projeções de ocupação ou articulações com ANAC, SAC ou o Governo do Estado.

Além da base de usuários e das altas taxas de ocupação, o prefeito lembra que a Azul é beneficiada por incentivos fiscais estaduais por meio do programa VOE MT, com desconto de 84% no ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). “Essa política de incentivo existe justamente para garantir a viabilidade das rotas regionais. Interromper esse serviço é desproporcional frente aos benefícios sociais e econômicos gerados pela linha”, defende Chico Gamba.

O Aeroporto de Alta Floresta é o terceiro mais movimentado do estado, atrás apenas de Cuiabá e Sinop, sendo o único da região Norte com capacidade para receber voos comerciais de grande porte. A suspensão da rota com destino à capital, portanto, ameaça diretamente a dinâmica econômica regional, o escoamento da produção e o acesso a serviços públicos.

Enquanto isso, especialistas alertam que a crise só será superada com uma abordagem técnica e multissetorial baseada em dados, planejamento e articulação, e não apenas com apelos institucionais ou tentativas isoladas. A mobilização liderada pela Prefeitura de Alta Floresta parece apontar para esse caminho.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Equipe de Voleibol de Lucas do Rio Verde conquista vaga para a Divisão Especial dos JUBs

Parceria entre o Programa Viva Lucas e a Unilasalle...

6º Festival Mato-Grossense de Choro reúne atrações nacionais e regionais no Sesc Arsenal

Programação, com entrada gratuita, ocorre de 18 a 20...

Cuiabá recebe quarta edição do MT Warriors Championship com duas disputas de cinturão

Evento acontece neste sábado, dia 12, no Palácio das...

Duas cidades de Mato Grosso estão entre as mais quentes do Brasil

Nova Xavantina e Rondonópolis, ambas em Mato Grosso, figuraram...
Feito com muito 💜 por go7.com.br