Objetivo da visita técnica é conhecer projetos e ações que podem ser aplicadas em MT
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, visitou, nesta quarta-feira (26.2), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco. O objetivo foi conhecer ações do ecossistema inovador que é referência no país e que podem ser aplicadas em Mato Grosso.
Allan foi recebido pela secretária de Estado da Secti, Mauricélia Vidal Montenegro, e equipe. “Estivemos na Secretaria de Pernambuco, onde pudemos debater ações e projetos, bem como a relação com academia, governo e sociedade. Trouxemos nossa equipe também para ver experiências que deram certo e aprender cada vez mais”.
“É muito bom poder trocar experiências com Mato Grosso. Nós estamos abertos aqui para o Estado sempre que formos convidados”, afirma a secretária de Pernambuco.
A visita técnica faz parte de uma agenda do secretário Allan em Pernambuco. Além da Secretaria de Estado (Secti), uma pequena equipe de Mato Grosso visitou o Porto Digital, onde se encontrou com o diretor Pierre Lucena, e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), onde foi recebido pelo diretor Marcelo Brito Carneiro Leão.
O Porto Digital foi criado com objetivo de redefinir a ocupação dos espaços urbanos do centro histórico de Recife, bem como transformar a cidade na capital brasileira da tecnologia. A instituição auxilia na captação de recursos, tem espaços para coworking e conta com mais de 400 empresas ligadas a sua área de atuação.
Já o Cetene é promotor da inovação para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste. O Centro é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região Nordeste, além de promover a integração entre a sociedade, a inovação e o conhecimento.