segunda-feira, 15 junho, 2026

Botelho crê em renovação baixa na AL: “Apenas 2 ou 3 devem perder”

Date:

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) afirmou que a próxima eleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deverá ter um índice baixo de renovação.

Dos 24 deputados estaduais, apenas a deputada Janaina Riva (MDB) não deve tentar a reeleição, já que pretende disputar uma vaga ao Senado Federal. Com isso, 23 parlamentares devem concorrer novamente ao cargo.

“Creio que deva ter três ou quatro no máximo que vão perder a eleição por escolha partidária, porque os deputados estão muito bem posicionados”, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (2). 

Para o parlamentar, o desempenho dos atuais deputados nas bases eleitorais reforça a expectativa de um cenário favorável à reeleição.

“Hoje, se você prestar atenção, inclusive nas pesquisas, é que os deputados têm votos. Então, eu acho que a renovação vai ser bem baixa mesmo”, disse.

A projeção feita por Botelho vai ao encontro do histórico recente das eleições para a ALMT. No pleito de 2022, a Assembleia registrou a menor renovação dos últimos anos, com a reeleição de 18 dos 24 deputados. Na ocasião, 22 parlamentares tentaram permanecer no cargo, o que resultou em um índice de sucesso de 82% voltando para o cargo.

O número foi diferente de 2018, quando mais de 50% dos candidatos à reeleição foram derrotados, e 13 novos deputados ingressaram na Casa. Em 2014, a renovação foi de 45%, com a eleição de 11 novos nomes.

Ano eleitoral

Ao comentar sobre o ambiente político em 2026, Botelho classificou o ano eleitoral como atípico e mais curto em termos de debates legislativos. 

“É um ano atípico, um ano mais curto. Os embates mesmo vão ocorrer até o meio de julho. Daí para frente fica morna, acaba e cada um vai cuidar da sua eleição”, explicou.

“É um período que deve ter muita atenção e com certeza vai ter muitos embates aqui”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de permanecer na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Botelho disse que espera continuar no colegiado, mas ponderou que a definição ainda depende de diálogo com os demais parlamentares.

“Não, vamos discutir isso. Eu espero que sim. É normal que fique dois anos, então eu espero que seja confirmado, mas ainda depende de uma discussão com os deputados”.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Time Brasil intensifica preparação para os Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026

Visitas técnicas, reuniões com Confederações e ajustes operacionais marcam...

Ministério do Esporte e Secom PR alinham estratégias de comunicação para a Copa Feminina 2027

Encontro discutiu ações integradas que começam já em 2026...

Com bronze de Kauan Gomes, Brasil volta ao pódio no Pan de Wrestling

Atleta brasileiro fez excelente campanha em Lima e garantiu...

Omira Estácia Neta em oitavo no caiaque cross da Copa do Mundo de Augsburgo

Canoista Brasileira que iniciou sua carreira em Mato Grosso...
Feito com muito 💜 por go7.com.br