sexta-feira, 18 abril, 2025
23.9 C
Alta Floresta

Cipem destaca potencial da madeira nativa de Mato Grosso durante Norte Show 2025

Date:

Importância da rastreabilidade da madeira e do manejo florestal sustentável em reservas legais foram destacados durante a Norte Show 2025, uma das dez maiores feiras agropecuárias do Brasil. O evento começou na última terça-feira (14) e prossegue até quinta-feira (17), no parque de exposições da Acrinorte, em Sinop. Na abertura da feira, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, enfatizou o papel do produtor rural na conservação ambiental. Segundo ele, “quem preserva é o produtor, proprietário da terra”. 

Com mais de 400 expositores e expectativa de movimentar R$ 4 bilhões em negócios, a Norte Show 2025 contou com a presença de autoridades, como o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. Na abertura do evento, o chefe do Executivo estadual elogiou a grandiosidade da feira. “A Norte Show é um espetáculo, uma feira muito pujante que mostra a competência do agro de Mato Grosso e aqui da região”, disse. Mendes também abordou os reflexos para o agronegócio brasileiro com a guerra tarifária entre Estados Unidos e China. “Estamos vivendo um paradoxo no cenário internacional: um país comunista como a China defendendo fortemente o livre mercado, o multilateralismo e o livre comércio entre as nações, enquanto um país capitalista adota medidas protecionistas, como esse chamado ‘tarifaço do Trump’. Isso seria impensável há algum tempo”, disse. 

Enquanto isso, em Mato Grosso, o agronegócio demonstra sua competência e resiliência, superando adversidades como variações cambiais, juros altos, mudanças climáticas ou oscilações de preços dos produtos.  “Eventos como a Norte Show refletem essa força. Uma feira que deixou de ser apenas uma festa e se transformou em uma vitrine da principal atividade econômica da região, graças ao espírito empreendedor e à capacidade de transformação do nosso povo”, concluiu o governador de Mato Grosso. 

O presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Moisés Debastiani, expressou otimismo com a edição deste ano. “Estamos projetando um evento ainda maior do que em 2024, com crescimento significativo em todos os aspectos”, disse, projetando incremento de até 20% no volume de negócios. O número de expositores aumentou de 350 no ano passado para 400 em 2025. Além disso, a expectativa de público é superar a marca de 60 mil visitantes registrada no último ano. “Teremos mais de 300 novas marcas, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios.

A Norte Show 2025 oferece uma programação diversificada que inclui palestras técnicas, exposições de máquinas e equipamentos, além de eventos voltados para a formação de novas gerações no agronegócio, como o Norte Show Kids e o Campus Norte Show.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Definidos confrontos finais do Esquenta Copa Trairão em Alta Floresta

A sexta-feira da Paixão foi de bola rolando pelo...

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

Em um movimento que reforça a força industrial do...

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

O feriadão da Páscoa e Tiradentes tem previsão de...

Comissões da Câmara aprovam projeto que destina R$ 3,6 milhões para UTIs do Hospital São Lucas

O dinheiro será usado para custeio das Unidades de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br