quinta-feira, 28 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Cipem discute avanços para o setor florestal com governador Mauro Mendes

Date:

A diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) foi recebida pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) nesta segunda-feira (24), no Palácio Paiaguás, em uma reunião que contou com o apoio do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan. O encontro teve como foco a importância do setor de base florestal para a economia estadual, com destaque para o manejo sustentável como pilar na geração de empregos e renda.

O presidente do Cipem, Ednei Blasius, reforçou a relevância do segmento e apresentou as principais demandas do setor. “O setor de base florestal conserva mais de 5 milhões de hectares por meio do manejo sustentável e emprega diretamente mais de 14 mil trabalhadores. Em municípios como Aripuanã, Colniza, Nova Bandeirantes e Apiacás, essa atividade é essencial para a economia local, garantindo empregos e arrecadação de impostos. Durante a reunião, destacamos a necessidade de acelerar a liberação dos planos de manejo florestal em algumas regiões, permitindo que as comunidades tenham condições de trabalhar e garantir dignidade às suas famílias. Além disso, abordamos questões tributárias e as perspectivas de mercado para os próximos anos”, pontuou Blasius.

Outro ponto de destaque foi a questão da compensação e utilização dos créditos acumulados de ICMS pelas empresas exportadoras. O vice-presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Rafael Mason, alertou para a necessidade de tornar esse mecanismo mais eficaz. “Para manter a competitividade do produto nacional, é essencial que a desoneração das exportações e o direito à manutenção dos créditos sejam acompanhados de uma possibilidade real de recuperação desses valores”, afirmou Mason.

A reunião também contou com a participação dos presidentes de sindicatos do setor florestal de Mato Grosso. Carlos Roberto Torremocha, do Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam); Claudinei Freitas, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte do Estado de Mato Grosso (Sindinorte); e Flávio Salino, do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), que apresentaram ao governo as principais reivindicações dos empresários florestais de suas regiões. Também acompanharam a reunião os representantes da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), pelo presidente Diogo Augusto Souza Baicere e o engenheiro florestal Márcio André Gomes dos Santos.

Ao final do encontro, Blasius agradeceu o compromisso da gestão estadual com o setor. “O governo Mauro Mendes tem um olhar diferenciado para a base florestal. Em nome dos 523 associados do Cipem, agradecemos esse apoio e temos a certeza de que, em breve, teremos avanços na legislação, trazendo maior segurança e competitividade para os empresários do setor”, concluiu.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Deputado Nininho destaca lei que acaba com monopólio de serviços funerários em Mato Grosso

Nininho reforça a importância da lei de 2019, de...

Cresol Base reúne estrelas do BMX na etapa de estreia em Maringá

Competição tem início em 29 de agosto e soma...

Transformação social Programa A União Faz a Vida completa 30 anos com mais de 5 milhões de estudantes impactados

Desenvolvido pela Fundação Sicredi em 15 estados brasileiros, o...

Neste domingo (31), São Paulo recebe final nacional do Red Bull Gym Clash, disputa de condicionamento físico

Final em São Paulo define a academia campeã nacional...
Feito com muito 💜 por go7.com.br