sábado, 15 março, 2025
20.8 C
Alta Floresta

Cipem mapeia medidas de segurança do trabalho no setor de base florestal

Date:

Indústrias de base florestal investem na prevenção e bem-estar no ambiente profissional de 13 mil trabalhadores formais. Desde 2022, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), juntamente com 8 sindicatos patronais associados, vêm intensificando esforços na implementação das adequações preconizadas nas normas regulamentadoras (NRs), especialmente a NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com base em diagnósticos realizados nas fábricas para identificar necessidades de adequação às NRs e aperfeiçoamento da segurança do trabalho, o Cipem e o Serviço Social da Indústria (Sesi) deram início ao Base Segura. Iniciado em maio de 2023, o projeto oferece suporte contínuo às empresas para alcançar a conformidade com as normas vigentes, incluindo atendimentos, assessorias, consultorias, palestras, treinamentos e avaliações de riscos. Desde então, foram atendidos 139 estabelecimentos associados aos 8 sindicatos integrantes do Cipem, reforçando o compromisso do setor de base florestal com medidas e práticas destinadas a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores, reduzindo riscos e prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para aumentar a produtividade nas empresas.

O presidente do Cipem, Ednei Blasius, destaca a importância da conformidade com as normas regulamentadoras. “É fundamental que as empresas associadas estejam atentas às exigências e busquem adequar seus processos e equipamentos conforme as diretrizes estabelecidas. O Cipem e os sindicatos estão à disposição para oferecer orientações e suporte técnico por meio do projeto Base Segura e outras iniciativas”, afirma.

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno) também orienta seus associados às adequações previstas na legislação trabalhista. “Se houver inconsistências entre o que for informado e o que for constatado em uma inspeção, há risco de embargo de maquinário, por exemplo. Por isso, reforçamos a importância de análise criteriosa”, alerta presidente do Simno, João Carlos Paulino Júnior.

Para diagnosticar os impactos nas empresas notificadas e que firmaram Termos de Compromisso com o MTE, o Cipem solicitou recentemente informações às bases sindicais. “Nosso objetivo é realizar um mapeamento e buscar soluções estratégicas. É essencial que cada empresa leia atentamente a minuta recebida, sempre com acompanhamento jurídico e técnico”, orienta Blasius.

O presidente do Cipem também reforça a importância da parceria com o Sesi-MT e a Fiemt na implementação do projeto. “Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com foco na segurança do ambiente coletivo, primando pela proteção dos colaboradores do setor de base florestal em Mato Grosso”, conclui.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Sorriso recebe 1º Nortão Open de Jiu-Jitsu neste fim de semana

O torneio contará com a participação de 12 municípios...

Caso de cachorro abandonado em Alta Floresta gera repercussão na mídia

Moradora resgata animal ferido, mas prefeito Chico Gamba assume...

Painel Logístico no Show Safra 2025 debaterá impacto das ferrovias no agronegócio

Convite foi feito pelo prefeito Miguel Vaz durante audiência...
Feito com muito 💜 por go7.com.br