Alta da covid-19 é realidade em hospitais públicos e privados de Mato Grosso. Em apenas uma unidade privada de Cuiabá, o aumento de diagnósticos da doença foi de 300% e a recomendação é de cuidados redobrados, bem como atualização da vacina.
Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), na média, levantamento realizado em 3 unidades privadas da Capital, o aumento foi de 100%, saindo de uma média de 27 casos diagnosticados em dezembro para 54 em janeiro.
“Em números absolutos, os dados apresentados ainda demonstram um baixo número de internações relacionadas à covid-19, mas preocupa a ascendência na curva, que deve servir de alerta para a adoção de medidas de contenção que visem frear esse crescimento”, afirma Patrícia West, diretora Executiva do Sindessmat.Nesse sentido, o Sindessmat alerta para que a população retome alguns cuidados de prevenção da doença, e mantenha a vacinação contra a covid-19 em dia, com o número de doses conforme indicação.
Laboratórios
Segundo levantamento realizado pela Associação Mato-grossense de Análises Clínicas (Amac), o mês de janeiro registrou aumento de 105% nos pedidos de exame para covid-19 em comparação com dezembro. Houve também aumento de 247% no número de testes com resultado positivo em janeiro em comparação com o mês anterior. Do total de exames realizados em dezembro, 18% testaram positivo para a Covid-19, enquanto no mês de janeiro as positivações subiram para 31%.
Dados do estado
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre 1º de janeiro e 5 de fevereiro foram registrados 7.885 casos da doença no estado, sendo 4.643 recuperados e 3.169 ainda em monitoramento. Atualmente, 71 pessoas estão internadas com a doença e foram confirmados 19 mortes, 2 não moravam em Mato Grosso.
Desde o começo da pandemia, em 2020, foram registrados 906,101 casos de covid-19 em Mato Grosso. Do total de doentes, 15.180 morreram devido a complicações do coronavírus.