Foi realizada em Brasília (DF), na noite da terça, dia 11 de junho, a cerimônia de entrega do Prêmio Prefeitura Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae, dividida em dez categorias. Alta Floresta estava concorrendo na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Para o diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Alesando Rodrigues, participar desta etapa do prêmio já é um reconhecimento dos trabalhos realizados em Alta Floresta. “Que honra termos chegado aos finalistas do Prêmio Nacional, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com outros estados do Brasil”, argumenta.
O município estava concorrendo com o Programa Adote uma Nascente, cujo tema era “Alta Floresta pelas Águas: Programa Adote uma Nascente”. Atualmente, o programa conta com 19 nascentes adotadas, que totalizam 47 padrinhos, em uma área total de 77,41 hectares. O Adote uma Nascente foi regulamentado através do Projeto de Lei nº 24/2018.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, os padrinhos e adotantes têm um papel fundamental para o sucesso dessa estratégia. “Momentos como esse, promovidos pelo Sebrae, expressam o quanto as ações realizadas por padrinhos e adotantes na gestão de nascentes e rios urbanos fazem a diferença e impulsionam o município na direção da conservação dos ambientes urbanos”.
O Adote uma Nascente é uma ação plural que engloba vários segmentos da sociedade, mostrando que Alta Floresta é uma cidade com um grande ecossistema urbano que dialoga entre si. Fazem parte desta iniciativa empresas privadas, universidades, entidades, associações, escolas, dentre outros.
Para o prefeito Chico Gamba, poder estar em Brasília, tendo esta oportunidade de concorrer com todo o país, mostra que Alta Floresta está construindo algo importante, que irá ensinar e inspirar as próximas gerações. “Água é um bem muito precioso. Estamos cuidando das nossas águas. Hoje temos as escolas envolvidas, isso envolve os alunos. Eles estão vivenciando na prática a importância da preservação das nossas águas. Tenho certeza que estamos deixando um legado e isso fará toda a diferença para a nossa cidade”,finaliza.