sábado, 23 agosto, 2025
19.9 C
Alta Floresta

Equoterapia transforma a vida de crianças com autismo e síndrome de Down em Alta Floresta

Date:

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Alta Floresta tem proporcionado novas perspectivas para crianças com autismo e síndrome de Down por meio da equoterapia – uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo como agente promotor de saúde e inclusão social. A iniciativa reforça o compromisso da administração pública com a inclusão, o cuidado humanizado e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O atendimento é voltado para famílias que já participam dos serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). De acordo com a equipe técnica, ao identificar que um membro da família tem necessidade de acompanhamento terapêutico especializado, como a equoterapia, é realizado um estudo socioassistencial para verificar a vulnerabilidade e o acesso ao tratamento.

Segundo a coordenadora da Equoterapia, Leonice Oliveira, atualmente 17 famílias são atendidas pelo projeto. “Essas famílias têm agora a oportunidade de cuidar melhor de seus filhos. Para as mães, isso representa um acolhimento importante. São pessoas que, muitas vezes, carecem de um olhar mais sensível e afetivo”, destacou.

A equoterapia contribui significativamente para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social das crianças. “Esse acesso ao serviço se dá a partir do momento em que a família participa dos serviços da Assistência Social e Cidadania.”, explica a diretora de Assistência Social, Sirlei Vaz.

Além disso, o projeto se estende também aos idosos acamados atendidos pela Casa Inclusiva, onde os animais são levados até o local para proporcionar momentos de interação e bem-estar.

Autor da Foto: Ueslei do Nascimento

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Vilma Gamba, reforça o convite às famílias interessadas: “Procurem o CRAS, façam o cadastro no CadÚnico e venham conhecer esse trabalho tão bonito que estamos realizando com nossas crianças”.

De acordo com a Associação Brasileira de Equoterapia (ANDE-Brasil), essa é uma abordagem terapêutica que atua de forma interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...

Bronze de Duda eleva desempenho brasileiro no Mundial Sub 20 da Bulgária

Mais uma grande conquista da mato-grossense Eduarda “Duda” Rodrigues...

Cuiabá recebe etapa inédita do ITF World Tennis Tour em setembro

O Brasil será uma das sedes do circuito mundial...

Seciteci adquire instrumentos musicais de alta performance que atenderão milhares de estudantes

Instrumentos serão usados pelos alunos do Curso Técnico em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br