Após quatro dias de intensa programação, a GreenFarm 2025 chegou ao fim deixando muito mais do que números: deixou histórias, conexões e uma sensação coletiva de avanço para o agronegócio de Mato Grosso. Realizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, a feira não apenas correspondeu às expectativas. Ela as superou com folga. Com mais de 100 marcas expositoras, delegações de 11 países e uma mais de R$ 200 milhões em negócios gerados, o evento se firmou como uma das vitrines mais expressivas do setor no estado. E, por que não dizer, no Brasil.
O sucesso da feira foi impulsionado também pelo apoio de grandes marcas e parceiros institucionais.
Um sonho que virou gigante
Randala Lopes, CEO da Agro Plus TV e idealizadora da GreenFarm, resumiu em poucas palavras o que muitos sentiram ao caminhar pelo evento: “realização“. Ela compartilhou a emoção de ver um projeto que nasceu como ideia e cresceu movido por propósito, coragem e muitas noites mal dormidas.

“Falar do GreenFarm é falar de um sonho que nasceu pequeno no coração, mas que cresceu com a força de muitas mãos, noites sem dormir e um propósito gigante: mostrar ao Brasil e ao mundo a grandiosidade do nosso agro”, disse. Para Randala, cada metro quadrado ocupado, cada sorriso e cada negócio fechado foi mais que uma conquista. Foi a confirmação de que paixão e trabalho bem direcionado tornam o impossível apenas uma etapa.
Essa visão não foi só dela. A presidente do Instituto Produz, Pâmera Lima, também destacou a importância de ampliar os horizontes do agro local com uma pegada internacional. Segundo ela, colocar Mato Grosso no mapa das exportações é mais do que uma meta. É um movimento em curso.
Mato Grosso: onde o agro encontra oportunidades

Na abertura oficial, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, reforçou o papel estratégico de Mato Grosso na atração de investimentos. Segundo ele, o estado já lidera diversos rankings e tem potencial para ir além. “Mato Grosso é o estado que mais gera oportunidades, que mais atrai empresas, que mais cresce. Com a presença de investidores internacionais, esse movimento só tende a acelerar”, pontuou.
Ele também ressaltou programas de incentivo fiscal e a existência da zona de processamento e exportação como trunfos que diferenciam o estado no cenário nacional.

O entusiasmo com o evento e com o potencial local não foi exclusividade dos brasileiros. Su Jung Ko, fundadora da Brazil Korea Conference, chamou atenção para o espírito empreendedor que encontrou aqui. “Um ponto forte que percebo em Mato Grosso é que aqui todos são empreendedores, até o governo é empreendedor. […] Mais de 90% do que comemos vem do agro, e precisamos aprender a valorizar isso”, destacou.
Leilão inaugura espaço do Parque Novo Mato Grosso com movimentação histórica
Logo no primeiro dia da GreenFarm 2025, o Parque Novo Mato Grosso já deu sinais de que veio para se consolidar como um novo polo de eventos agropecuários de grande porte. O 1º leilão de gado de corte realizado no parque, promovido pela Estância Nogueira Leilões, foi o responsável por abrir os trabalhos da feira, marcando a estreia do espaço com números expressivos e uma atmosfera de entusiasmo entre produtores, investidores e convidados.
Mais de 2 mil animais foram apresentados, em um ambiente marcado pela dinâmica nos negócios e pela credibilidade da marca Estância Nogueira. Segundo o CEO, Celsinho Nogueira, o leilão superou expectativas em todos os sentidos. Houve liquidez total nos lotes de animais ofertadas, e o clima foi de amizade e bons negócios.

“Esse foi um leilão que superou todas as nossas expectativas. Além disso, possibilitou que a Estância Nogueira pudesse ser o pioneiro nesse novo espaço de eventos. Gostaríamos de agradecer aos nossos amigos e parceros que nos prestigiaram mais uma vez e imensamente a Randala por nos proporcionar a realização do primeiro leilão de gado comercial aqui no Parque Novo Mato Grosso. Um leilão que será histórico em todos os sentidos.”, destacou Celsinho.
Inovação que chega até o pequeno produtor
O último dia da GreenFarm teve um olhar especial voltado para quem muitas vezes fica à margem dos grandes holofotes: o agricultor familiar. A “Farmex Agricultura Familiar”, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), deu espaço a palestras práticas, cheias de conteúdo voltado à inovação e sustentabilidade no campo.
Alguns dos projetos apresentados chamaram atenção pelo potencial transformador:
- Recuperação de pastagens degradadas com consórcios de cacau e mandioca, que pode multiplicar por até 40 vezes a renda de uma família.
- Projeto Ciclo Vivo, um sistema de aquaponia que integra a produção de peixes e hortaliças com uso 90% menor de água, ideal para pequenas áreas.
- Programa de Melhoramento Genético do rebanho leiteiro, que antecipa em até 10 anos o avanço genético de pequenos produtores por meio da transferência de embriões.
- Cultivo estratégico do maracujá, que possibilita produção durante a entressafra nacional, atingindo preços até 70% superiores.
Muito além de uma feira
A GreenFarm 2025 se despede com a sensação de dever cumprido. E com um recado claro: quando tradição, inovação e espírito empreendedor caminham juntos, o agro não só cresce. Ele transforma. Mais que uma feira, a GreenFarm se consolidou como um ponto de encontro entre o que Mato Grosso é e o que ainda pode ser.