A cerimônia de premiação foi realizada na tarde de terça-feira (14), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá. O evento é promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria técnica com o Instituto Aquila, e reconhece as prefeituras que se destacam pela eficiência na gestão pública e pela entrega de bons resultados à população, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros. Com as premiações, Lucas agora avança para a etapa nacional.
Para o prefeito Miguel Vaz, os resultados refletem o compromisso da administração com uma gestão moderna, eficiente e voltada às pessoas.
“Esses prêmios mostram que estamos no caminho certo. Lucas do Rio Verde é uma cidade que cresce muito e nosso papel é acompanhar esse crescimento com planejamento, responsabilidade e trabalho em equipe. Cada reconhecimento é resultado do esforço conjunto de todas as secretarias, secretários e servidores da Prefeitura, que trabalham todos os dias com dedicação para entregar o melhor à nossa população”, destacou o prefeito Miguel Vaz
Representando o Município, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto participou da cerimônia e recebeu as premiações em nome da administração municipal.
O Prêmio Band Cidades Excelentes avalia o desempenho das cidades em áreas essenciais, como Educação, Saúde, Eficiência Fiscal, Transparência, Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Governança, por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Os municípios com melhores indicadores em cada estado se classificam para a fase nacional.
Nos últimos anos, Lucas do Rio Verde tem figurado entre as cidades mais bem avaliadas no ranking.
Em 2023, o município foi classificado em cinco categorias na etapa estadual, com destaque especial para a área da Educação, e conquistou o 3º lugar nacional nessa categoria entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes.
Já em 2022, Lucas do Rio Verde se destacou em seis categorias entre os indicadores avaliados, conquistando o 1º lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Educação, além do 2º lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Na somatória geral, alcançou o 1º lugar geral de Mato Grosso, consolidando-se como referência em gestão pública.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, na premiação realizada na AMM, em Cuiabá. (Foto: )