quinta-feira, 30 outubro, 2025
28.2 C
Alta Floresta

Novembro Azul: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata em Alta Floresta

Date:

A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), intensifica suas ações educativas durante o mês de novembro para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Diversas instituições públicas e privadas têm sido palco de palestras e orientações, com foco na importância da conscientização sobre doenças da próstata, como prostatite, hiperplasia prostática benigna e, principalmente, o câncer de próstata.

Durante a terceira semana de novembro, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Alta Floresta, recebeu a visita de profissionais de saúde que promoveram atividades voltadas aos acadêmicos dos cursos de Biologia, Direito, Agronomia e Engenharia Florestal. O objetivo das ações é alertar sobre a importância da prevenção, que, segundo especialistas, é fundamental para evitar o surgimento da doença. Além disso, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura para até 90%.

Claudiomiro Viera, coordenador do PSE, destacou a relevância de despertar o senso de responsabilidade nos participantes. “A informação é a principal ferramenta de conscientização, tanto no nível individual quanto coletivo. Queremos que os estudantes se tornem multiplicadores de conhecimento, levando as orientações para suas famílias e círculos de convivência”, afirmou Viera, parabenizando as empresas e órgãos públicos pelo apoio à causa.

Os dados alarmantes sobre o câncer de próstata no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, revelam a gravidade da doença. Estima-se que 1 em cada 6 homens pode desenvolver o câncer de próstata, que causa cerca de 47 mortes por dia, totalizando mais de 17.000 óbitos por ano no país.

O movimento Novembro Azul, portanto, vai além de uma simples campanha de conscientização. Ele reforça a importância de se falar sobre a saúde do homem e de se tomar atitudes preventivas. Em Alta Floresta, o mês de novembro é marcado por um esforço coletivo para combater essa doença, conscientizando a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Piloto mato-grossense é campeão do Ranking Latino Americano e vice do Ibero Americano de BMX

O piloto Nathan Jaymes da equipe Lucas Riders comemora...

Corrida de Reis 2026 abre inscrições para o Pelotão VIP; veja detalhes

O 1º lote de inscrições vai de 29 de...

Delegado de MT defende retomada de território no Rio de Janeiro

Em live do Brasil Paralelo, em Frederico Murta, responsável...

Brasil encerra fim de semana em Deodoro com a sexta etapa da Copa Latino-Americana de BMX Racing

Pista olímpica do Rio volta ao calendário internacional com...
Feito com muito 💜 por go7.com.br