(G1/MT)
A maquiadora e youtuber, Amanda Vaz, de 18 anos, foi eleita Miss Plus Size Mato Grosso 2016. A cerimônia foi realizada em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, no sábado (10). A vencedora veste manequim 46 e representou o município de Jaciara, a 143 km da capital. Amanda concorreu com outras 15 candidatas e vai representar o estado no Miss Brasil Plus Size 2016, que deverá ocorrer em outubro, em São Paulo.
Amanda nasceu e morou durante toda a vida em Jaciara. Ela afirma que ser eleita a Miss Plus Size Mato Grosso foi à realização de um sonho. Além disso, a jovem explica que possuir o título também significa representar a militância das plus size do estado.
“Cada plus size tem uma história. Todas nós já sofremos preconceito, com piadas agressivas. Nós estamos aqui quebrando o tabu do padrão de beleza, porque beleza não tem tamanho, quanto maior melhor”, disse.
Na sexta-feira (9), dia anterior ao desfile de gala, as candidatas passaram por uma avaliação estética, vestidas em maiô. Individualmente, elas entraram em uma sala e se apresentaram para os jurados, entre eles o diretor do Miss Plus Size Brasil, Alberto Conde.
A segunda etapa aconteceu no sábado (10), em que as candidatas se apresentaram ao público do concurso, desta vez vestidas em traje de gala. Ao término, do desfile, cinco semifinalistas foram anunciadas. Uma a uma, elas responderam a pergunta do motivo pelo qual queriam ser eleitas a Miss Plus Size Brasil.
O segundo lugar ficou com Laura Lorrany e o terceiro lugar com Maitê Follman, ambas de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. As outras duas semifinalistas foram Flávia Fortes de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e Josiane Reis, da capital.
Já coroada, Amanda conta que deve começar a estudar mais sobre as influências e referências da moda plus size. Como prêmio do concurso estadual a jovem recebeu a inscrição para o Miss Plus Size Brasil, no valor de R$ 2,5 mil, e um book fotográfico.
A vencedora da etapa nacional ganhará uma viagem para Nova York e US$ 150 mil em contrato de trabalhos.