quarta-feira, 24 junho, 2026

REUNIÃO COM ANEEL – Governador articula soluções para baratear custo da energia em Mato Grosso

Date:

O governador Mauro Mendes se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, para articular soluções voltadas a baratear a conta de energia dos mato-grossenses.

A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (17.01), em Brasília.

Na reunião, Mauro relatou que o atual modelo de cobrança faz com que o custo da energia em Mato Grosso seja um dos maiores do país.

De acordo com o governador, o fato ocorre porque os investimentos necessários para expandir a rede elétrica no Estado acabam sendo cobrados na fatura de todos os usuários.

“Ou seja, no atual modelo, quanto mais se investe em energia elétrica, mais cara a conta fica. E Mato Grosso precisa de investimentos, por ser um Estado com território muito grande e termos uma população muito pequena para pagar isso. Não é justo que o cidadão tenha que arcar com uma conta tão cara”, destacou.

Mauro lembrou que, ainda em 2022, reduziu a alíquota do ICMS da energia elétrica, que era 27% e passou a 17%, a menor do Brasil.

Porém, conforme o governador, essa medida não é suficiente, pois boa parte da cobrança da conta de energia é composta pelos gastos e investimentos realizados pela concessionária.

“Nessa lógica, quanto mais investir, mais fica cara a conta e isso penaliza a população dos estados em desenvolvimento, que é o caso de Mato Grosso. Por isso abrimos um diálogo com a Aneel para mudar essa realidade e contrário alternativas para baratear essa conta”, finalizou.

Também participaram da reunião: o suplente de senador Mauro Carvalho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta encerra participação na Taça Mato Grosso Sub-16 entre as quatro melhores equipes do estado

A equipe AFLFS/SEMEL Alta Floresta encerrou sua participação na...

Série B de MS: Misto-MS vence Taveirópolis por 2 a 1 nas Moreninhas

Issac e Alan marcam os gols da vitória do...

Lideranças reconhecem papel de Nilson Leitão na conquista da radioterapia em Sinop

Em cerimônia realizada no Centro de Radioterapia do Hospital...
Feito com muito 💜 por go7.com.br