quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
21.8 C
Alta Floresta

SAE/CTA de Alta Floresta é referência em diagnóstico e acompanhamento dos pacientes

Date:

FABIO BONADEU/DC

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Alta Floresta é referência no Estado de Mato Grosso. O CTA foi implantado em 2002 e o SAE em 2003, inclusive, sendo um dos primeiros do Estado.

A enfermeira e coordenadora do SAE/CTA, Emiliana Aparecida dos Santos Batista explica que, embora estejam em um mesmo setor, são dois serviços distintos. “O CTA é a porta de entrada, onde é feita a demanda espontânea dos testes rápidos”. Emiliana explica que, já no caso do SAE, é o atendimento ambulatorial, onde é trabalhado o atendimento e acompanhamento das pessoas que vivem com HIV.

Emiliana explica que no CTA são realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C, e sífilis. É importante lembrar que uma pessoa que tem o vírus, não necessariamente tem a doença. “É muito importante que tenhamos esse conhecimento e entendimento”.

A sigla HIV, vem do inglês, de Vírus da Imunodeficiência Humana. De acordo com publicação da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

De acordo com matéria publicada pelo Ministério da Saúde, em fevereiro de 2023, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos. Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), aponta que em 2021, mais de 750 mil homens em todo o mundo adquiriram HIV.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Presidente e diretores da FCDL/MT participam de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços do Estado

Assessoria de Imprensa/FCDL/MT Na manhã desta quinta-feira (15.02), o presidente...

Entrega da premiação da Campanha Ano Novo Vida Nova será nesta terça-feira

Assessoria de Imprensa/CDL Alta Floresta A CDL Alta Floresta realizará...

ITIQUIRA – Ex-prefeito e outros seis requeridos são condenados por improbidade

O ex-prefeito de Itiquira (a 357km de Cuiabá) Ernani...

Empresa instala ecoponto em cumprimento a TAC com Ministério Público

Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br