O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, foi nomeado pelo Ministério da Educação para compor a Comissão de Atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
A nomeação ocorreu através da portaria da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica de nº 39, de 9 de setembro de 2025. Allan representará o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do qual é 1º vice-presidente nacional.
“Essa nomeação é importante porque oferece uma grande oportunidade de contribuir diretamente para as políticas nacionais de Educação Profissional e Tecnológica, influenciando a formação de milhares de jovens e adultos em Mato Grosso e em todo o território nacional”, afirma Allan.
Também foram nomeados representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério do Trabalho e Emprego; Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; e Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas.
A Comissão foi instituída por portaria da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que regulamenta o processo de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Essa será a quinta edição. O grupo deve concluir os trabalhos em 12 meses, prazo que poderá ser prorrogado por igual período.
O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos serve como um guia oficial e um padrão nacional para a oferta de capacitação profissional e tecnológica em todo o país. Sua função principal é organizar, padronizar e garantir a relevância dessas formações.









