domingo, 30 agosto, 2026

Setor de base florestal reforça compromisso com participação cidadã apoiando o projeto “Diálogos com a Sociedade”, do Ministério Público

Date:

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e o Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (Imad) reafirmam seu compromisso com a promoção da inclusão social público e da participação cidadã ao apoiarem o projeto Diálogos com a Sociedade, iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que busca aproximar temas de relevância social da população.

Nesta edição, o projeto trouxe como pauta a regularização fundiária urbana (REURB), assunto que impacta diretamente milhares de famílias mato-grossenses e que foi debatido em entrevistas transmitidas ao vivo pela CBN Cuiabá, SBT Cuiabá e MT Play, diretamente do Várzea Grande Shopping. O formato ampliou o alcance da iniciativa e reforçou a importância de discutir políticas públicas essenciais de maneira transparente, acessível e integrada com a comunidade.

A promotora de Justiça Michele Vilela destacou, durante o debate, que a regularização fundiária representa muito mais do que garantir títulos de propriedade: trata-se de assegurar infraestrutura, segurança jurídica e direitos fundamentais. A entrevista também contou com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, Manuela Rondon Ourives Bastos, e do advogado Robson Pazeto Júnior, que esclareceram desafios, avanços e impactos sociais e econômicos do processo.

Para o Cipem e o Imad, apoiar iniciativas como o Diálogos com a Sociedade reforça o compromisso do setor de base florestal com ações que fortaleçam a cidadania, ampliem a participação popular e contribuam para uma sociedade mais informada e engajada. O setor entende que debater temas de interesse público — como regularização urbana, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e segurança jurídica — é fundamental para a construção de políticas públicas efetivas e para o avanço social de Mato Grosso.

O presidente do Cipem, Ednei Blasius, destaca que a atuação responsável do setor passa, necessariamente, pela interação com a sociedade e pela promoção de espaços de diálogo. “A sustentabilidade não se limita ao manejo florestal, mas envolve também ações que beneficiem diretamente as comunidades, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado”. 

Ao apoiar a segunda temporada do projeto, Cipem e Imad reforçam o entendimento de que a transformação social ocorre quando instituições públicas, iniciativa privada e sociedade civil trabalham de forma articulada, promovendo conhecimento, transparência e inclusão.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

De Nova Mutum, “Rei do Ovo” é mais rico no top 10 dos bilionários do agro da Forbes

O empresário Ricardo Castellar de Faria, nacionalmente conhecido como...

Nova Mutum abre inscrições para competição municipal de Futsal

A Prefeitura Municipal de Nova Mutum, por meio da...

Alta Floresta chega a 63 mil habitantes e ocupa 12ª posição entre maiores municípios de MT

Estimativa populacional mostra crescimento do município, que mantém posição...

Copa do Brasil Sub-20: Cuiabá enfrenta Santos e Luverdense encara Athletico-PR

Times mato-grossenses estreiam em 9 de setembro; competição terá...
Feito com muito 💜 por go7.com.br