quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

VIOLÊNCIA – Duas cidades de MT estão entre as mais perigosas da Amazônia Legal

Date:

Duas cidades de Mato Grosso, Aripuanã e Alto Paraguai, ocupam posições preocupantes entre as cinco mais perigosas da Amazônia Legal, de acordo com o relatório “Cartografias da Violência na Amazônia”, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Floresta do Araguaia e Cumaru do Norte, ambas no Pará, lideram o ranking como as duas cidades mais violentas, seguidas por Aripuanã em 3º lugar e Alto Paraguai em 4º. Os municípios mato-grossenses apresentaram uma média de 80 mortes a cada 100 mil habitantes no triênio de 2020 a 2022, destacando-se pela incidência de violência letal.

A pesquisa revela que, entre 2020 e 2022, Aripuanã registrou uma média de 121,8 casos de violência letal a cada 100 mil habitantes, enquanto Alto Paraguai apresentou 110 casos no mesmo período. Ambas as cidades enfrentam desafios ligados à exploração madeireira e mineração, fatores que contribuem para o cenário alarmante.

A cooperação entre a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) e a Agência Nacional de Mineração em 2020 evidencia a busca por regularizar a extração de ouro na região. Em Alto Paraguai, a localização estratégica na nascente do Rio Paraguai a torna propensa ao tráfico internacional de drogas, intensificando os desafios de segurança.

No contexto mais amplo, Mato Grosso figura como o 4º estado mais violento da Amazônia Legal, com uma taxa de 29,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional de 23,4. Em 2021, o estado registrou um aumento significativo de 18,9% nos casos de violência, totalizando 1.072 mortes violentas a cada 100 mil pessoas.

A Amazônia Legal, que engloba nove estados brasileiros, apresenta o Amapá como o estado mais perigoso, com uma taxa de 50,6 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade mais perigosa é Floresta do Araguaia, localizada no Sul do Pará.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br