sexta-feira, 12 julho, 2024
25.8 C
Alta Floresta

VIOLÊNCIA – Duas cidades de MT estão entre as mais perigosas da Amazônia Legal

Date:

Duas cidades de Mato Grosso, Aripuanã e Alto Paraguai, ocupam posições preocupantes entre as cinco mais perigosas da Amazônia Legal, de acordo com o relatório “Cartografias da Violência na Amazônia”, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Floresta do Araguaia e Cumaru do Norte, ambas no Pará, lideram o ranking como as duas cidades mais violentas, seguidas por Aripuanã em 3º lugar e Alto Paraguai em 4º. Os municípios mato-grossenses apresentaram uma média de 80 mortes a cada 100 mil habitantes no triênio de 2020 a 2022, destacando-se pela incidência de violência letal.

A pesquisa revela que, entre 2020 e 2022, Aripuanã registrou uma média de 121,8 casos de violência letal a cada 100 mil habitantes, enquanto Alto Paraguai apresentou 110 casos no mesmo período. Ambas as cidades enfrentam desafios ligados à exploração madeireira e mineração, fatores que contribuem para o cenário alarmante.

A cooperação entre a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) e a Agência Nacional de Mineração em 2020 evidencia a busca por regularizar a extração de ouro na região. Em Alto Paraguai, a localização estratégica na nascente do Rio Paraguai a torna propensa ao tráfico internacional de drogas, intensificando os desafios de segurança.

No contexto mais amplo, Mato Grosso figura como o 4º estado mais violento da Amazônia Legal, com uma taxa de 29,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional de 23,4. Em 2021, o estado registrou um aumento significativo de 18,9% nos casos de violência, totalizando 1.072 mortes violentas a cada 100 mil pessoas.

A Amazônia Legal, que engloba nove estados brasileiros, apresenta o Amapá como o estado mais perigoso, com uma taxa de 50,6 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade mais perigosa é Floresta do Araguaia, localizada no Sul do Pará.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Lutador mato-grossense encara norte-americano pelo cinturão da LFA

Mulisha aceitou o desafio, mesmo com lutador norte-americano John...

ZPE de Cáceres é liberada para operação pelo Ministério do Desenvolvimento

Quatro empresas aguardam análise de projetos para se instalarem...

Museus da Secel promovem atividades no período de férias escolares

O Museu de História Natural e o Museu de...

Várzea Grande sedia etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

O município de Várzea Grande sedia a partir desta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br