terça-feira, 15 setembro, 2026

Calor extremo: Mato Grosso tem recorde de demanda de energia. Cuiabá lidera a onda de calor

Date:

Companhia faz força-tarefa para substituição e manutenção de transformadores impactados por picos de carga e clima

A série história de calor no país impacta no consumo e nas estruturas que levam energia às casas e empresas. Mato Grosso registrou em agosto a maior carga já medida em 23 anos, chegando ao pico de 2.2 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano. Os números são da Energisa, que está com um plano de ação contra os efeitos do fenômeno El Niño, que tem influenciado no clima extremo.

Para se ter uma ideia, em 2020 quando o estado enfrentou a maior seca em 60 anos e uma onda de queimadas que devastou o Pantanal, o maior pico de consumo de energia foi registrado em outubro, com 2.0 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano. 

Já está claro que em setembro e outubro de 2023 nós vamos ter novos recordes de demanda por energia. E isso está diretamente ligado às altas temperaturas. Em junho nós montamos um comitê de crise por conta do El Niño e temos alertado a sociedade sobre esse fenômeno. Aqui dentro estamos fazendo reuniões diárias de crise para mapear pontos sensíveis de abastecimento no estado’’, destacou o gerente de operações da Energisa José Nelson Quadrado Júnior. 

A empresa reforça que está preparada para esta onda de calor extremo. “Nós fizemos milhões em investimento apenas neste ano, para deixar o sistema de distribuição ainda mais robusto contra picos de consumo. Mas logicamente, o que estamos vivendo agora é um cenário sem precedentes. Mesmo assim, o que estão acontecendo são falhas pontuais, quando transformadores pequenos não suportam essa situação tão severa”, explicou José Nelson.   

Força-tarefa para troca de transformadores 

Uma das frentes de trabalho da empresa é para a troca dos transformadores de distribuição, esses que ficam nos postes e atendem ruas e o parte de comunidades. Desde agosto, quando começou a onda de calor, já foram substituídos 180 equipamentos. Esse total é 74% maior do que o mesmo período no ano passado.  A principal causa para o problema é o calor.  Só no sábado, cinco das quinze maiores temperaturas registradas no Brasil, foram em Mato Grosso. Cuiabá foi líder. Veja no gráfico: 

 

Energisa se prepara para novos picos

Nesta noite de segunda-feira (25) os termômetros marcavam 36ºC às 19h na capital. Vinte e um transformadores pararam de funcionar por pico de carga. Os maiores problemas foram gerados em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Alta Floresta. 

Equipes estão fazendo uma força-tarefa para troca dos equipamentos, atuando 24 horas por dia, de segunda a domingo, até mesmo nos horários de pico de calor, quando os eletricistas sentem mais a temperatura. A companhia reforça os clientes impactados façam o acionamento via canais de atendimento. 

“A gente está vendo os eletricistas, todas as nossas equipes… todos focados porque a gente sabe da nossa responsabilidade junto à sociedade. Ficar sem energia torna esse calor ainda pior. Por isso, nós mobilizamos uma força de ação pra troca,” detalhou o gerente de operações. Os telefones de atendimento são: 

– Call Center 0800 646 4196

– Agências de atendimento

– Assistente Virtual Gisa: www.gisa.energisa.com.br

– Site da Energisa: https://www.energisa.com.br/

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Copa 60tinha homenageia árbitro Nuremberg de Freitas e começa nesta terça em Alta Floresta

Sexta edição da competição reúne seis equipes e terá...

Etapa final do Estadual de BMX já tem 160 pilotos confirmados em Lucas do Rio Verde

Decisão do Campeonato Estadual de BMX Racing “BMX House”...

Taça Sesi de Futsal em Três Lagoas começa com equilíbrio e jogos decididos por detalhes

Competição em Três Lagoas-MS reúne colaboradores da indústria;Eldorado e...

Aluno do Sesi conquista medalha no Brasileiro de Karatê e garante vaga na etapa final

Pedro Souza representa Escola Sesi de Aparecida do Taboado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br