quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

PARA MAIS DE 30 ANOS – A atleta olímpica Conceição Geremias compete na Taça Brasil Master

Date:

A campineira Conceição Geremias, atleta que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), está ansiosa para disputar pela terceira vez a Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo neste sábado e domingo (11 e 12/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). 

“Gosto muito de competir e de viver o ambiente do esporte”, disse a atleta, nascida na Fazenda Santa Elisa, no dia 23 de julho de 1956. “Não tenho um objetivo específico, além de disputar minhas provas.”

Conceição está inscrita no arremesso do peso, no lançamento do dardo e no salto em altura. Versátil desde o início da carreira, ela tem como a maior glória a conquista da medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983, quando no dia 25 de agosto somou 6.017 pontos, quebrando o recorde sul-americano – marca que vigorou por 25 anos, até que Lucimara Silvestre alcançou 6.076 pontos na Olimpíada de Pequim-2008. Antes de Caracas, ela integrou a equipe brasileira no Pan da Cidade do México-1975.

No ano passado, também em Bragança Paulista, ela venceu as três provas na categoria 65+. Ganhou o peso (9,62 m), o dardo (24,09 m) e o altura (1,25 m), defendendo a ACECAMP, equipe da qual é presidente.

Conceição encerrou a carreira de alto rendimento em 1993 e imediatamente abraçou a categoria master, participando do Mundial do Japão nesse mesmo ano. Neste tempo todo, foi campeã mundial de diversas categorias em nove oportunidades (1995, 1997, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013).

Jogadora de vôlei adaptado para a terceira idade, ela comanda a Associação Cultural Esportiva Campeã (ACECAMP), desde que foi fundada em 2010. A instituição é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com proposta de auxiliar crianças e jovens na prática de esportes. A organização trabalha com projetos de Lei de Incentivo ao Esporte no âmbito estadual e federal.

“O objetivo principal é buscar recursos e viabilizar projetos para crianças que não têm condição financeira de pagar clube ou escolinha. Propiciamos a prática esportiva, independentemente da modalidade. Não trabalhamos com alto rendimento, somente com iniciação, ou seja, detecção de talentos”, disse Conceição, que se interessou pelo esporte nas aulas de educação física de uma escola rural.

A Taça Brasil Master Loterias Caixa, organizada pela CBAt, com apoio da ABRAM, será aberta às 7:30 de sábado com a disputa da final dos 10.000 m 60+. A competição termina no domingo, a partir das 15:55, com os 3.000 m marcha atlética masculina, reunindo todas as categorias.

SERVIÇO – Os fãs do atletismo poderão acompanhar as provas no estádio, mediante a doação de um kg de alimento não perecível. O total arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança. A instalação esportiva fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, bairro do Campo Novo (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5).

Outra maneira de assistir à competição ao vivo é por meio da transmissão da TV Atletismo Brasil pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo. O evento recebeu a inscrição de 605 atletas, a partir dos 30 anos (pré-master) e de mais de 35 anos (master), entre avulsos, representantes da Associação Brasileira de Atletismo Master e da CBAt.

NOVEMBRO AZUL – O evento vai disseminar também o Novembro Azul, mês que marca a divulgação da importância de prevenir o câncer de próstata para a população masculina. O diagnóstico precoce é a única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br