segunda-feira, 4 março, 2024
25.9 C
Alta Floresta

UFMT de Sinop discute aumento de atropelamentos de animais silvestres no Nortão

Date:

Integrantes do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop participaram hoje de uma reunião para discutir o atropelamento de animais silvestres em área urbana no município de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop). De acordo com a Fundação Ecológica Cristalino (FEC) os registros aumentam a cada dia, não só de atropelamentos, como também de animais perambulando pelas ruas.

A UFMT faz parte do grupo que discute problemas em relação a fauna silvestre de Alta Floresta. As soluções envolvem a colaboração de instituições como a 7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta, Instituto Ecótono e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

O encontro conta com duas palestras sobre o assunto, com o professor Mahal Massavi Evangelista, que apresentou dados sobre a mortandade de animais silvestres nas principais vias de acesso de Alta Floresta.

A segunda palestra foi de Fernanda Abra. Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia aplicada pela USP, atualmente é pesquisadora posdoc associada ao Centro de Conservação e Sustentabilidade do Smithsonian em Washington DC, Estados Unidos.

Segundo Abra, a retirada em grande quantidade de animais da natureza tem impacto ainda maior em espécies em risco de extinção, de reprodução lenta – que não aguentam fortes pressões do meio externo – e aquelas consideradas topo de cadeia, das quais muitas outras dependem para sobreviver.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

SEGUNDO POLICIAL ENCONTRADO – Governador e primeira-dama lamentam morte do soldado Teixeira

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado,...

Brasileiros conhecem primeiros adversários no Pré-Olímpico

(Foto: Wander Roberto/COB)Neste domingo (3), começa o primeiro Pré-Olímpico...

Darlan Romani termina em sétimo no peso no Mundial Indoor de Glasgow

O atleta catarinense, do Praia Clube/Exército/Futel-MG), com a marca...

Comissão internacional aprova novas regras no futebol para julho

A International Football Association Board (IFAB), entidade que cuida...
Feito com muito 💜 por go7.com.br