CAMILA RIBEIRO – CBN CUIABÁ
O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB) foi eleito presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em votação realizada nesta segunda-feira (2).
O emedebista recebeu 68 votos contra 58 do atual presidente Neurilan Fraga (PSD), que tentava o quinto mandato à frente da entidade.
A nova diretoria e o conselho fiscal vão conduzir a AMM no triênio 2024-2026.
A votação ocorreu de forma presencial em seção instalada no auditório da entidade, por meio de urna eletrônica requerida ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A disputa à presidência foi marcada por uma intensa batalha judicial.
A chapa de Neurilan chegou a ser barrada pela Justiça, mas obteve liminar favorável da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, e retornou à disputa.
Diminuir desigualdades
Após ser declarado vitorioso, Bortolin ressaltou que, durante a sua campanha, visitou 126 municípios de todas as regiões do Estado.
“Levamos a reflexão aos prefeitos e prefeitas sobre a importância da renovação da AMM. Falamos que nós podemos implementar ferramentas administrativas que vão melhorar o dia a dia das prefeituras, focando principalmente na diminuição das desigualdades sociais entre os municípios”, afirmou.
“Mato Grosso é um estado que recuperou a sua credibilidade administrativa, mas que ao mesmo tempo ainda é marcado por muitas desigualdades entre os municípios. O compromisso da nossa diretoria é focar nos municípios menores”, garantiu.
Ainda em seu discurso, ele pontuou que irá trabalhar para que todos os 141 prefeitos do estado integrem a entidade.
Atualmente, 128 são filiados à AMM e estavam aptos a participar da votação.
Outra vertente defendida pelo presidente é o do fortalecimento da AMM. Segundo Bortolin, a intenção é fazer com que os 141 prefeitos do Estado integrem a associação.