sábado, 6 junho, 2026

Articulação do deputado Nininho, governador Pivetta assina projeto de R$ 43 milhões para construção do Hospital do Amor em Rondonópolis; Assembleia aprova lei em primeira votação

Date:

Depois de três anos de reuniões e articulações, deputado Nininho celebra conquista histórica para a saúde de Rondonópolis e região Sudeste

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, encaminhou nesta quarta-feira (22.01) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o projeto de lei que destina R$ 43 milhões para a construção do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor em Rondonópolis. A iniciativa é resultado de três anos de articulação liderada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), que considera a conquista uma das mais importantes de sua trajetória política.

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação pelos deputados estaduais. O recurso será transferido para a Fundação Pio XII, gestora do Hospital de Amor de Barretos (SP), através da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o texto encaminhado pelo governo, a unidade hospitalar será referência no diagnóstico e rastreamento de câncer de mama e colo do útero, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse hospital vai minimizar muito o sofrimento das pessoas e salvar muitas vidas. É uma vitória de todos que acreditam no bem coletivo e lutam pela saúde da nossa população”, destaca o deputado Nininho.

PROJETO TRANSFORMA VIDAS

O projeto do Centro de Diagnóstico foi desenvolvido com base no modelo do Hospital do Amor, em Barretos, reconhecido internacionalmente pela excelência no tratamento oncológico. Em Rondonópolis, a estrutura será construída em um terreno doado pelo município, com área prevista de 40 mil metros quadrados.

De acordo com Otaviano Pivetta, o investimento é um marco para a saúde pública em Mato Grosso. “Tive a honra de assinar essa mensagem. Estamos levando a excelência do Hospital de Barretos para Rondonópolis, o que colocará nosso estado em outro patamar de atendimento oncológico”, afirma o governador em exercício.

Nininho enaltece empenho e compromisso do governador Mauro Mendes, do governador em exercício Otaviano Pivetta, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, na liberação de R$ 43 milhões para a construção do Hospital do Amor em Rondonópolis. “Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto, e agradeço a cada um por entender a importância desse projeto, que vai transformar a saúde da nossa região e salvar inúmeras vidas. Essa união de esforços mostra que, quando colocamos as pessoas em primeiro lugar, grandes avanços são possíveis”, pontua o deputado.

TRÊS ANOS DE ARTICULAÇÃO

A luta pela construção da unidade começou em 2022, com uma reunião entre Nininho, prefeitos e o governador Mauro Mendes. Desde então, o deputado articulou parcerias com lideranças políticas, a Fundação Pio XII e representantes de Rondonópolis.

A aprovação do projeto, segundo Nininho, coroa um esforço coletivo. “Desde a primeira reunião, assumi esse compromisso e busquei apoio de todos os lados. Esse hospital é uma resposta às pessoas que sofrem com o câncer e precisam de dignidade e atendimento adequado”, enfatiza o parlamentar.

ATENDIMENTO 100% GRATUITO

O Hospital do Amor em Rondonópolis oferecerá diagnóstico precoce e tratamento humanizado para milhares de mato-grossenses. A estrutura contará com equipamentos modernos e profissionais qualificados, garantindo acesso a exames, medicamentos e internação pelo SUS.

O projeto também visa ampliar o acesso à prevenção, uma das principais frentes do Hospital do Amor, conhecido por sua eficiência em diagnósticos precoces. Quando detectado no início, o câncer de mama, por exemplo, possui até 95% de chances de cura.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a aprovação inicial na ALMT, a expectativa é que o projeto de lei seja sancionado nas próximas semanas, viabilizando o início das obras ainda neste ano. A gestão do centro será realizada pela Fundação Pio XII, que também será responsável pela supervisão da construção e operação do hospital.

A conclusão do projeto representará um novo capítulo na saúde pública de Mato Grosso, consolidando Rondonópolis como referência estadual em oncologia. Para Nininho, o momento é de celebração e trabalho. “Agora, vamos acompanhar cada etapa para garantir que esse sonho se torne realidade o mais rápido possível. Esse hospital é o legado que queremos deixar para as futuras gerações”, finaliza.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Após 22 anos com nomes trocados para seguir carreira no futebol europeu, primos conseguem regularizar documentos

A decisão judicial foi concedida aos primos após reconhecimento...

Tênis brasileiro celebra campanha histórica em Roland Garros

Título inédito de Guto Miguel, liderança do ranking mundial...

Governo do Brasil sanciona Lei Geral da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

Norma garante segurança jurídica para a realização da competição...
Feito com muito 💜 por go7.com.br