quinta-feira, 28 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Estátuas dos pioneiros reforçam a identidade cooperativista de Nova Mutum

Date:

Monumento dos pioneiros, agora está instalado na rotatória da Avenida Mutum com Avenida das Águias
Nova Mutum, uma cidade que incorpora em seu DNA a essência do cooperativismo, comemorou o novo espaço das famosas estátuas dos pioneiros, que agora estão localizadas na rotatória da Avenida Mutum com Avenida das Águias, nesta terça-feira (25). O vice-prefeito Alcindo Uggeri e defensor do cooperativismo local, prestigiou o evento que integra as comemorações dos 35 anos do Sicredi em Nova Mutum, uma instituição que tem exercido um papel crucial no progresso econômico e social da área.

O Monumento em Honra ao Cooperativismo de Crédito, inicialmente solicitado pela cooperativa Sicredi Centro Norte MT (atualmente chamado Sicredi Ouro Verde MT), é uma criação excepcional do talentoso escultor Nelson Camillo Piga. Feita de ferro e cimento, esta escultura foi inaugurada pela primeira vez em 24 de fevereiro de 2011, na rotatória da Avenida Canários com a Avenida Uirapurus, no Centro de Nova Mutum, em frente ao antigo prédio da cooperativa na localidade . Atualmente, completamente recuperada, a obra ganha um novo espaço para seguir inspirando e comemorando a história do cooperativismo regional.

Alcindo Uggeri expressou sua gratidão ao presidente Eledir Pedro Techio e a toda a diretoria, destacando a importância do cooperativismo no município, devido à presença e atuação do Sicredi na vida da comunidade local. “Agradecemos a colaboração que a Instituição Financeira Sicredi tem fornecida à população de Mutum. Com esse modelo, muitos cidadãos têm prosperado nesta cidade graças a essa união robusta chamada cooperação”, enfatizou Uggeri.

A escultura, que representa indivíduos de diversas etnias e setores econômicos, é um reflexo autêntico da diversidade que formou a Nova Mutum a partir da introdução do cooperativismo de crédito no início dos anos 90. As esculturas de figuras humanas, com características de cuiabanos/mato-grossenses, europeus, afro-brasileiros e asiáticos, ressaltam a rica diversidade da população local.

No núcleo do pedestal, sobressai a figura feminina que simboliza “A Potência do Cooperativismo de Crédito”, difundindo globalmente a mensagem de progresso e avanço econômico e social. Em suas mãos, ela segura o Catavento, emblema do Sicredi, junto aos Princípios Universais do Cooperativismo. Ao seu redor, as outras figuras representam valores essenciais como “A Criança e o Desenvolvimento Integral”, “A Construção dos Sonhos”, “Tecnologia e Competitividade”, “Valorização do Ser Humano”, “Educação e Cidadania”, “Desenvolvimento”.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Deputado Nininho destaca lei que acaba com monopólio de serviços funerários em Mato Grosso

Nininho reforça a importância da lei de 2019, de...

Cresol Base reúne estrelas do BMX na etapa de estreia em Maringá

Competição tem início em 29 de agosto e soma...

Transformação social Programa A União Faz a Vida completa 30 anos com mais de 5 milhões de estudantes impactados

Desenvolvido pela Fundação Sicredi em 15 estados brasileiros, o...

Neste domingo (31), São Paulo recebe final nacional do Red Bull Gym Clash, disputa de condicionamento físico

Final em São Paulo define a academia campeã nacional...
Feito com muito 💜 por go7.com.br