sexta-feira, 21 junho, 2024
27.6 C
Alta Floresta

Ex-deputado Nelson Barbudo deve representar MT na Câmara Federal após morte de Amália Barros

Date:

O agricultor e ex-deputado Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT), deve assumir a vaga deixada por Amália Barros na Câmara Federal. A resolução que declara a vacância do cargo em 15 de maio foi publicada na edição do Diário da Câmara dessa quinta-feira (16).

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia morreu aos 39 anos, no domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Segundo a Câmara dos Deputados, o político tem até 30 dias para aceitar ou não a vaga, podendo prorrogar a decisão por mais 30 dias.

g1 entrou em contato com a assessoria do deputado, mas ainda não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

🤔O que acontece caso o suplente recuse assumir o mandato?

A recusa em assumir o mandato deve ser comunicada à Mesa, que convocará o próximo suplente da lista, conforme lista enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso Nelson não ocupe a vaga, o próximo político da lista é Rodrigo Lugli (PL).

📝Como funciona a escolha dos suplentes?

Para os cargos eleitos pelo sistema proporcional, como na Câmara e nas assembléias estaduais e distrital, a regra é que os suplentes são os candidatos mais bem votados do partido logo depois dos que foram eleitos, como uma espécie de ranking. O primeiro suplente do PL do Mato Grosso é Nelson Barbudo, que foi deputado na legislatura passada.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Prefeitos recebem Ônibus e assinam convênios para Educação

Em evento realizado no Palácio Paiaguás o Governador Mauro...

Bola rola pelas semifinais da Copa 50tinha do Araras no final de semana

Terá início nesse sábado (22) a primeira rodada válida...

Moto Clube Roda Presa de Alta Floresta é declarada de Utilidade Pública

Moto Clube agora é reconhecida de Utilidade Pública. Confira Através...

Resenha VM de Diamantino é destaque na Copa Santa Luzia em Sapezal

No último final de semana, 14 a 16 junho,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br