quarta-feira, 21 outubro, 2026

Prefeito sanciona lei de Lucas Badan que prevê divulgação de dados de condenados por estupro e feminicídio em Nova Mutum

Date:

A prefeitura de Nova Mutum sancionou, este mês, nova normativa que cria o Cadastro Municipal de Pessoas Condenadas pelos Crimes de Estupro e Feminicídio. A medida prevê a divulgação dos dados dos condenados no site oficial do município e proíbe a contratação de pessoas com condenação definitiva por esses crimes para cargos públicos municipais e determinadas atividades terceirizadas.

De acordo com o texto, o sistema deverá reunir informações pessoais dos condenados, fotografias, características físicas, endereços residencial e profissional, tipificação penal e número do processo judicial que resultou na condenação. Ainda no mesmo âmbito, está prevista a inclusão de registros de perfil genético (DNA), caso estejam disponíveis, por meio de convênios e compartilhamento de informações com bancos de dados estaduais ou federais.

Conforme a legislação, tais dados serão fornecidos para consulta pública desde o trânsito em julgado da condenação até o término do cumprimento da pena. Já informes que permitam identificar as vítimas deverão permanecer sob sigilo, com acesso condicionado à autorização judicial. A lei ainda proíbe a nomeação, admissão, posse ou contratação de pessoas condenadas definitivamente por estupro ou feminicídio para cargos, empregos e funções públicas municipais, incluindo vínculos temporários e comissionados.

Empresas contratadas pelo município também estarão sujeitas à mesma determinação, não podendo alocar trabalhadores condenados por esses crimes em atividades que envolvam contato direto e habitual com crianças, adolescentes, mulheres ou outras pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente em escolas, creches, unidades de saúde e equipamentos de assistência social.

Qualquer descumprimento das regras resultará na anulação do ato de nomeação ou contratação, além de outras sanções administrativas, contratuais e legais. A lei entrará em vigor a partir do dia 8 do próximo mês.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

TCE-MT fiscaliza condições da educação especial inclusiva em Mato Grosso

A atividade integra a Auditoria Operacional determinada pelo presidente...

Sérgio Ricardo reforça compromisso do TCE-MT com economia de energia e sustentabilidade

Abertura da Semana de Conscientização à Eficiência Energética incluiu...

Corpo de Bombeiros socorre três vítimas de acidentes de trânsito em Alta Floresta

Ocorrências envolveram batida de carro contra poste, queda de...

Ana Mikaele Alcântara: o ouro que nasceu de uma virada fora do tatame

Judoca cearense torna-se campeã dos Jogos da Juventude CAIXA...
Feito com muito 💜 por go7.com.br