quarta-feira, 16 setembro, 2026

GESTÃO MUNICIPAL – Prefeitos discutem reforma tributária em sessão temática

Date:

Em busca de um “consenso mínimo” em torno da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária (PEC 45/2019), prefeitos de todas as regiões do Brasil participarão de sessão temática agendada para quinta-feira (28), às 10h, no Plenário do Senado.

A promoção do evento atende a requerimento apresentado pelo vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), no exercício da Presidência da Casa, e aprovado em Plenário em 19 de setembro (RQS 824/2023). Na justificativa, Veneziano ressalta a grande relevância do tema, que foi abordado em uma série de debates na Câmara e no Senado.

“Para conquistarmos um consenso mínimo em torno de um texto que traga um sistema tributário mais transparente, unificado e justo, é absolutamente necessário que cada um dos atores envolvidos nesse processo possa contribuir para a sua construção”, resumiu o senador.

Veneziano também registrou a realização de outra sessão temática sobre a reforma tributária, em 29 de agosto, com a presença de governadores. Na ocasião, os chefes estaduais do Executivo apontaram a necessidade de mais debate sobre questões como os limites que caracterizariam o imposto sobre bens e serviços (IBS) em relação a autonomia federativa, metodologia e prazo para a transição, e também o dimensionamento e a distribuição do Fundo de Desenvolvimento Regional (FNDR) a ser criado pela PEC 45/2019.

Também a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem promovido audiências públicas sobre a reforma tributária: na quarta-feira (20), representantes do agronegócio e do cooperativismo defenderam, entre outros pontos, a manutenção dos benefícios creditícios e fiscais já garantidos pela Constituição, a adoção de alíquotas reduzidas e o tratamento diferenciado para produtos de gênero alimentício e biocombustíveis.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Copa 60tinha homenageia árbitro Nuremberg de Freitas e começa nesta terça em Alta Floresta

Sexta edição da competição reúne seis equipes e terá...

Etapa final do Estadual de BMX já tem 160 pilotos confirmados em Lucas do Rio Verde

Decisão do Campeonato Estadual de BMX Racing “BMX House”...

Taça Sesi de Futsal em Três Lagoas começa com equilíbrio e jogos decididos por detalhes

Competição em Três Lagoas-MS reúne colaboradores da indústria;Eldorado e...

Aluno do Sesi conquista medalha no Brasileiro de Karatê e garante vaga na etapa final

Pedro Souza representa Escola Sesi de Aparecida do Taboado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br