sábado, 23 agosto, 2025
36.9 C
Alta Floresta

Justiça eleitoral reprova contas de Abilio Brunini e exige devolução de R$ 2,8 milhões

Date:

As contas de Abilio Brunini foram reprovadas devido a irregularidades como despesas sem comprovação, uso indevido de recursos públicos e omissão de receitas na prestação de contas. 

O juiz eleitoral da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Alex Nunes de Figueiredo, reprovou as contas de campanha do prefeito eleito Abilio Brunini, do PL, nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (12), com base em irregularidades detectadas durante a análise técnica e confirmadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Na decisão, o juiz Alex Nunes de Figueiredo destacou que as irregularidades encontradas comprometem a confiabilidade das contas de campanha de Abilio Brunini. Entre os problemas apontados estão despesas sem comprovação efetiva, uso indevido de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) em benefício de candidatos de outros partidos não coligados, e a ausência de documentos que comprovem a execução dos serviços contratados.

Além da reprovação, o magistrado determinou o recolhimento, no prazo de cinco dias, da quantia de R$ 2,8 milhões ao Tesouro Nacional. Caso o valor não seja pago voluntariamente, a Advocacia-Geral da União será acionada para cobrança judicial, conforme a decisão.

“Determino o recolhimento por intermédio de GRU ao Tesouro Nacional, no prazo de até 5 (cinco) dias, após o trânsito em julgado (…). Vencido o prazo e não havendo pagamento voluntário, certifique e intime-se a Advocacia-Geral da União para efeito de cobrança”, destacou o juiz na sentença.

Irregularidades apontadas

As principais falhas na prestação de contas incluem:
• Despesas irregulares com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), destinadas a candidatos de outros partidos não coligados.
• Contratos de publicidade e serviços de mobilização sem comprovação da efetiva execução.
• Notas fiscais canceladas sem justificativa e ausência de documentos comprobatórios de despesas.
• Omissão de receitas e despesas, comprometendo a transparência e fiscalização.

Impacto político e jurídico

A decisão compromete a imagem do prefeito eleito Abilio Brunini, que pode enfrentar desdobramentos jurídicos, incluindo a inelegibilidade, dependendo do andamento das investigações. O caso também será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para apuração de possíveis crimes, como apropriação indébita.

O Primeira Página está tentando contato com a assessoria de Abilio Brunini para comentar a decisão.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

LFA 2016 EM CUIABÁ – Mato-grossense Aieza Bertolso luta em busca do cinturão mundial peso-palha

Combate será contra Lany Silva detentora do cinturão mundial...

Cuiabá recebe III Copa Mato Grosso de Tênis de Mesa

Torneio oficial reúne atletas de várias categorias no Ginásio...

Bola rola pela Taça Mato Grosso de Futsal Sub-13 em Sinop

A partir dessa sexta (22) o município de Sinop,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br