sábado, 13 abril, 2024
23.2 C
Alta Floresta

Mato Grosso alavanca produção de carne bovina

Date:

O estado de Mato Grosso, protagonista incontestável do agronegócio, surpreende mais uma vez com sua contribuição robusta para o setor de carne bovina. Em 2023, em meio a um cenário desafiador, registrou-se intenso abate de bovinos, impulsionando a produção de carne frente às oscilações do mercado do boi.

De acordo com os dados fornecidos pela Pesquisa Trimestral de Abate (PTA) do IBGE, o Brasil como um todo assistiu a um crescimento significativo na produção de carne bovina, com um aumento de 21,68% em relação ao ano anterior. No total, foram abatidos 33,97 milhões de animais em todo o país, resultando em uma produção total de 8,93 milhões de toneladas de proteína. Contudo, foi em solo mato-grossense que esse incremento se destacou de forma mais expressiva.

mercado do boi carne

Mato Grosso, terra de vastas planícies, aumentou o abate de bovinos, totalizando 5,92 milhões de animais em 2023, representando um incremento de 25,77% em relação ao ano anterior. Esse marco histórico resultou em uma produção recorde de 1,64 milhão de toneladas de carne, refletindo a eficiência e a escala da pecuária mato-grossense.

No entanto, por trás desses números auspiciosos, escondem-se desafios significativos. O peso médio da carcaça no estado registrou uma queda de 3,19% em relação a 2022, atingindo 277,42 kg/cab. Essa redução pode ser atribuída, em grande parte, ao aumento do abate de fêmeas, as quais possuem um rendimento de carcaça inferior. Em 2023, o abate de fêmeas aumentou em 45,02% em comparação com o ano anterior, reflexo da fase de baixa do ciclo.

Apesar dos desafios enfrentados, o setor em Mato Grosso é promissor. Com o contínuo investimento em tecnologia, gestão sustentável e manejo adequado do rebanho, os pecuaristas estão preparados para superar as adversidades e manter o estado como um dos principais pilares da produção de carne bovina no Brasil.

Mercado Financeiro

  • Boi Gordo: a arroba do boi gordo exibiu alta de 0,80% no comparativo semanal, puxado, principalmente, pelo sazonal aumento na demanda na primeira quinzena do mês;
  • Carcaça casada do boi: na última semana o preço médio da carcaça casada do boi foi de R$ 15,50/kg em Mato Grosso, redução de 1,06% no comparativo semanal;
  • Escalas de abates: mesmo com queda de 4,65% ante a semana anterior, as escalas de abates em Mato grossoo seguem alongadas, com média de 9,64 dias úteis na última semana.
metano carne bovina

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Colíder! PP apresenta time forte para a Câmara Municipal e busca vice na chapa de Maninho

O partido está trabalhando o nome do vereador Luciano...

OLIMPUS – Atleta de 14 anos do programa de bolsa do Governo de MT é convocado para Sul-Americano de Tênis

Além de representar o Brasil em competição na Bolívia,...

Equipe de Saúde Bucal participa de Ação Solidária

Foi realizado em Alta Floresta, no bairro Cidade Alta,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br