sexta-feira, 24 outubro, 2025
25.3 C
Alta Floresta

Prefeitura de Alta Floresta lança nova era de diálogo com contribuintes: autorregularização sem multas e penalidades

Date:

A Prefeitura de Alta Floresta está dando um passo importante para transformar a relação entre o fisco e o contribuinte. Através da Secretaria Municipal de Fazenda, o Município lança o projeto de autorregularização tributária, uma iniciativa que aposta no diálogo, na orientação e na confiança mútua como pilares de uma nova cultura fiscal.

O projeto surge em um momento de forte pressão nacional por uma gestão mais eficiente das receitas municipais, com dados compartilhados pela Receita Federal e pela Secretaria de Fazenda do Estado (SEFAZ-MT), o que amplia o potencial de fiscalização. Em vez de adotar uma postura meramente punitiva, a Prefeitura opta por ser propositiva e parceira dos contribuintes, valorizando o aprendizado e a cooperação.

“Estamos implementando um modelo moderno, que coloca a Prefeitura ao lado do contribuinte. O foco é orientar e facilitar, não punir. Queremos fortalecer a confiança e garantir que todos saibam o caminho certo a seguir”, afirmou Carlos Nascimento, Secretário de Fazenda.

O sistema de autorregularização permitirá que empresas e cidadãos identifiquem inconsistências em suas declarações e realizem as correções de forma espontânea, sem multas, juros ou sanções.

O projeto começou com um encontro com contadores do município, que serão parceiros estratégicos nesse processo. Na sequência, a Prefeitura iniciará um ciclo de visitas às empresas, associações e entidades representativas, apresentando as ferramentas e orientações do programa.

Outra frente importante será a capacitação contínua, por meio de workshops e treinamentos promovidos dentro do Plano de Desenvolvimento Empresarial, fortalecendo o conhecimento técnico e o senso de responsabilidade compartilhada entre gestão pública e setor produtivo.

Com essa nova abordagem, Alta Floresta se consolida como referência em inovação e transparência fiscal, dando exemplo de que é possível modernizar, crescer e educar — tudo isso sem perder a humanidade e a proximidade com quem faz o município acontecer.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Decisão da Copa do Servidor 2025 em Várzea Grande será no Estádio Dito Souza

A grande final da 8° Copa do Servidor será...

Retificado processo seletivo para contratação de profissionais de educação física em Lucas do Rio Verde

Alteração trata sobre inclusão de uma modalidade esportiva no...

Projeto que incentiva a produção de mel em Lucas do Rio Verde avança na Câmara Municipal

Comissões aprovam proposta que prevê a doação de kits...

Com todos critérios atendidos e destaques positivos, TCE-MT assegura manutenção das certificações ISO 9001 e 50001

A auditoria externa da ABNT foi concluída nesta quinta-feira Com...
Feito com muito 💜 por go7.com.br