sábado, 20 abril, 2024
23.5 C
Alta Floresta

SUSTENTABILIDADE – Usina solar do Sicredi evita emissão de 24 mil toneladas de poluentes

Date:

Com foco na sustentabilidade, o Sicredi colocou em funcionamento um parque solar de energia na cidade de Nova Xavantina. O investimento de R$ 30 milhões evitará a emissão de 24 mil toneladas de carbono na atmosfera em 25 anos, o que demonstra o alinhamento da cooperativa de crédito à agenda ambiental mundial.

A energia produzia pela usina abastecerá 140 agências e as sedes administrativas das cooperativas, localizadas em Mato Grosso. Com uma estrutura que ocupa nove hectares nos quais estão instalados 18 mil painéis, o parque poderá produzir até 5 megawatts (MW) de energia.

A usina tem o potencial de gerar mais de 11,3 gigawatts por hora de energia por ano, o equivalente ao abastecimento de mais de 2,7 mil casas, com consumo médio de 350 kilowatts-hora/mês.

Se por um lado a usina traz benefícios ambientais, do ponto de vista financeiro a estrutura também é vantajosa. A estimativa do Sicredi é de uma economia de 95% na despesa com energia elétrica, o que representa cerca de R$ 12 milhões por ano.
Para o futuro, a cooperativa pretende expandir a iniciativa, nos outros estados da área de atuação da Central Sicredi Centro Norte. No Pará e no Acre, por exemplo, novos parques fotovoltaicos devem começar a operar em breve para abastecimento das agências nesses estados.

Agenda verde

Lado a lado com a agenda sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sicredi faz parte do Pacto Global desde 2020. A iniciativa visa fortalecer o estímulo das empresas quanto a políticas sociais de preservação do meio ambiente e também de adesão aos 10 princípios ligados aos direitos humanos.

Vale lembrar também que as ações do Sicredi relacionadas à sustentabilidade seguem o Referencial de Desenvolvimento Sustentável, que tem como direcionadores: “relacionamento e cooperativismo”, “desenvolvimento local” e “soluções responsáveis”, que fortalecem a presença positiva da cooperativa na sociedade por mirarem os setores social, econômico e ambiental.

Ainda na agenda ambiental, o Sicredi promove a neutralização de carbono na atmosfera, por meio da gestão de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), que é feito nacionalmente por meio de um inventário sobre as emissões. Em 2021, por exemplo, mais de 21 mil toneladas de GEE foram neutralizadas em todo país.

Veja mais em www.sicredi.com.br

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Brasil fica com 2 bronzes Internacional de Parabadminton Espanha

Vitor Tavares perdeu nas semis do simples do Internacional...

Arthur Nory é bronze em Doha, mas não consegue vaga olímpica

O brasileiro Arthur Nory conquistou a medalha de bronze...

LEIS DE MATO GROSSO – STF valida cadastro de pedófilos e condenados por violência contra a mulher

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Via Brasil BR-163 – Programação Semanal de Obras na BR-163 e BR-230

Semana de 15/04/2024 a 20/04/2024 - Via Brasil BR-163, empresa...
Feito com muito 💜 por go7.com.br