O Mixto Esporte Clube lamenta a morte do professor aposentado da UFMT, Expedito Sabino da Silva, que faleceu aos 81 anos nesta quinta-feira (28), em Cuiabá.
Expedito Sabino se aposentou em 1998. Ele morava no Bairro Boa Esperança. Atualmente estava acometido pelo Alzheimer, que o levou recentemente à UTI em um hospital de Cuiabá.
Conforme a nota, Expedito veio a Mato Grosso a convite do professor João Batista Jaudy, em 1977, para trabalhar como professor e ajudar na fundação da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, campus Cuiabá.
Na FEF, implantou a modalidade Atletismo se especializando nas provas de corridas. Foi responsável pela criação da Federação de Atletismo de Mato Grosso, onde inspirou muitas pessoas a gostar do esporte. Criou a escolinha de Atletismo do Uirapuru de onde saíram grandes nomes que bem representaram nosso estado país afora. No futebol foi preparador físico do Operário de Várzea Grande.
Foi ele quem revelou, como treinador, a “Cinderela de Pés Descalços”, Jorilda Sabino, que protagonizou emocionantes duelos correndo descalça pelas ruas de São Paulo, na Corrida de São Silvestre, com a portuguesa Rosa Mota. Além de Jorilda, também foram descobertos Nadir Sabino e Juarez Sabino, dentre outros grandes nomes.
Além de revelar talentos, Expedito foi criador de grandes eventos do Atletismo, principalmente nas corridas de Rua, como a Corrida de Reis, Largue o Cigarro Correndo, Corridas dos Correios e a antiga Corrida Cuiabá – Santo Antônio.
Um apaixonado pelo esporte, esteve nas Olimpíadas de onde trazia sua inspiração e conhecimento. Foi como torcedor e amante do esporte, às vezes custeado pela UFMT, ou pela CBAt como parte das delegações brasileiras, e outras vezes por conta própria.
O Mixto é solidário aos familiares, amigos e amantes do esporte.