quinta-feira, 3 julho, 2025
21 C
Alta Floresta

GIGANTE – MT deve bater novo recorde de produção

Date:

(folhamax)

A produtividade deve ser a maior aliada de Mato Grosso nesse novo ciclo agrícola. O Estado que está há cinco safras como o maior produtor de grãos e fibras do Brasil deverá registrar na safra 2016/17 a maior expansão em produção, considerando os grandes estados produtores do país. Conforme dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a oferta final dessa temporada deverá apresentar crescimento anual de 22,7%, com a colheita mato-grossense passando de 43,42 milhões de toneladas para 53,28 milhões de toneladas. Para o país, a perspectiva é de um crescimento de cerca de 15,6%. 

Entre os números projetados pela estatal em seu segundo levantamento da nova safra, chama à atenção que enquanto a área plantada no Estado cresce até 1,5%, de 14 milhões de hectares plantados para algo em torno de 14,21 milhões, a produtividade está estimada em 21%, ao passar de 3.101 mil quilos por hectare (kg/ha) para até 3.754 kg/ha. E se a produtividade realmente fizer a diferença, como acentuam os técnicos da Conab, Mato Grosso além de encarar a sexta safra consecutiva como o maior produtor agrícola do Brasil, será também o estado com a maior evolução anual na produção total (+22,7%). 

A soja segue como a cultura de maior peso na atual temporada estadual e está prevista para ser mais uma vez, recorde. Dos mais de 53,28 milhões de toneladas, 29,18 milhões delas deverão ser apenas do grão. Mas na variação percentual, a maior expansão está prevista para o milho segunda safra, com projeção de crescimento de 42%, sustentada no ganho de rendimento. 

O ganho em produtividade foi citado pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. “A elevação do rendimento ocorre graças à competência do nosso produtor, ao clima, mas, principalmente, à incorporação de tecnologias”. Ele lembrou que, nos últimos 10 anos, a área plantada no país cresceu em cerca de 10 milhões/ha, com aumento de 20%, enquanto a produtividade aumentou entre 50% e 60%. 

CULTURAS – Em relação à área, estima-se que a cultura no Estado deve se expandir entre 1% e 2% em relação aos 9,1 milhões de hectares da safra passada. “Dependendo do comportamento do clima nos próximos meses, é possível que a atual safra da oleaginosa seja a maior registrada no Estado, podendo atingir 29 milhões de toneladas”. No ano passado a cultura ofertou 26,03 milhões de toneladas, conforme a Conab, e nessa safra pode chegar a 29,18 milhões, o que se confirmado renderá um crescimento anual de 12,1%. 

Para o milho segunda safra, produção que o Estado também lidera, a Conab projeta a mesma área do ciclo passado, 3,76 milhões/ha, mas uma produção 42% maior, de 15,07 milhões/t para 21,40 milhões. 

No algodão, onde o Estado oferta sozinho quase de 60% da pluma nacional, a expectativa de melhores condições climáticas na safra 2016/17 não está se refletindo em maior intenção de plantio de área total de algodão em Mato Grosso. A estimativa é de área próxima à cultivada no período produtivo anterior, quando foram plantados 600 mil hectares. Em contrapartida, a lavoura tende a registrar maior rendimento, de 880,5 mil/t da fibra para 976 mil/t, aumento de 10,8%. 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...

Arraiá da Floresta acontece neste fim de semana e terá shows regionais

A Praça da Cultura recebe, nos dias 4, 5...
Feito com muito 💜 por go7.com.br