quarta-feira, 29 outubro, 2025
23 C
Alta Floresta

Câmara de Alta Floresta recebe selo de qualidade da transparência pública

Date:

A Câmara de Vereadores de Alta Floresta recebeu, na quarta-feira (4), o Selo Prata de Qualidade da Transparência Pública. A certificação foi entregue pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) em cerimônia que contou com a presença de prefeitos e presidentes de câmaras de 68 órgãos classificados entre as categorias Diamante, Ouro e Prata. A entrega marcou a conclusão do 3º ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avaliou 288 unidades gestoras.

A Câmara de Vereadores de Alta Floresta totalizou um índice de 78,47% e recebeu o Selo Prata juntamente com outras 19 unidades, entre câmaras e prefeituras. O chefe de Gabinete do deputado Nininho, Guilherme Matos Rosa, representou o presidente da Câmara de Alta Floresta, Oslen Dias dos Santos “Tuti”. 

“Parabéns ao presidente Tuti Dias e a todos os vereadores pela gestão transparente, eficiente e comprometida com a excelência”, disse o deputado Nininho. 

O coordenador nacional do Programa e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, destacou o rigor e a importância da iniciativa para a democracia. “O programa avalia 124 critérios e mais de 200 itens, com seriedade e credibilidade. Então, quem recebe o certificado é porque merece verdadeiramente.” 

Liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo TCE-MT e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o PNTP possui metodologia padronizada nacionalmente e conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). No total, o programa conta com três etapas: autoavaliação, de responsabilidade da própria unidade gestora; validação dos portais que alcançarem níveis de qualidade certificáveis, de responsabilidade dos tribunais de contas (acima de 75% dos 124 critérios); e divulgação dos resultados pelo Radar de Transparência Pública, de responsabilidade da Atricon.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Piloto mato-grossense é campeão do Ranking Latino Americano e vice do Ibero Americano de BMX

O piloto Nathan Jaymes da equipe Lucas Riders comemora...

Corrida de Reis 2026 abre inscrições para o Pelotão VIP; veja detalhes

O 1º lote de inscrições vai de 29 de...

Delegado de MT defende retomada de território no Rio de Janeiro

Em live do Brasil Paralelo, em Frederico Murta, responsável...

Brasil encerra fim de semana em Deodoro com a sexta etapa da Copa Latino-Americana de BMX Racing

Pista olímpica do Rio volta ao calendário internacional com...
Feito com muito 💜 por go7.com.br