sexta-feira, 18 abril, 2025
24.4 C
Alta Floresta

Governo Federal regulamenta critérios para reconhecimento de entidades e atletas de alto rendimento no tiro desportivo

Date:

Foi publicada na sexta-feira (11/4) a Portaria Interministerial MESP/MJSP nº 30/2025, assinada pelos ministros do Esporte, André Fufuca, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que estabelece normas complementares ao Decreto nº 11.615/2023 para o tiro esportivo de alto rendimento no Brasil. A norma entra em vigor no dia 30 de junho de 2025.

A Portaria define critérios objetivos para o reconhecimento de confederações e ligas nacionais da modalidade e estabelece parâmetros claros para a classificação de atiradores esportivos de alto rendimento, garantindo mais segurança jurídica, padronização e transparência no segmento.

Segundo o ministro André Fufuca, a nova regulamentação “reforça o compromisso do governo com a valorização do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das entidades sérias e comprometidas com a integridade e o desenvolvimento esportivo do tiro no Brasil”.

Ministro do Esporte, André Fufuca, e ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Foto: William Meira/MEsp

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que a portaria simboliza o reconhecimento do governo federal com uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. “Foi no tiro esportivo que o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas, em 1920″, disse.

Entre os principais pontos da medida estão:

• A exigência de que as confederações ou ligas nacionais estejam registradas no órgão fiscalizador, possuam vínculo com federações internacionais reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional e atuem exclusivamente no âmbito do tiro desportivo;

• A obrigatoriedade de que essas entidades adotem códigos de ética, proibindo discursos de ódio, discriminação, intolerância e proselitismo político;

• A regulamentação do ranking nacional das modalidades, que passa a ser composto por competições presenciais, com árbitros credenciados e participação de atiradores de todas as regiões do país;

• A definição dos critérios para que um atirador seja reconhecido como atleta de alto rendimento, o que possibilita o acesso a benefícios legais como quantitativos adicionais de munição e uso de armas de uso restrito.

O ranking nacional será atualizado anualmente e comunicado à Polícia Federal, que também poderá editar normas complementares no âmbito da fiscalização das atividades.

A medida representa um avanço na organização da modalidade no país, alinhando-a às diretrizes internacionais e promovendo maior controle e qualificação das entidades e atletas envolvidos no tiro esportivo.

 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

Em um movimento que reforça a força industrial do...

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

O feriadão da Páscoa e Tiradentes tem previsão de...

Comissões da Câmara aprovam projeto que destina R$ 3,6 milhões para UTIs do Hospital São Lucas

O dinheiro será usado para custeio das Unidades de...

Vereadores propõem batizar campo society em Lucas com nome de pioneiro

Segundo autores do projeto, Aristides Ventura foi um empreendedor e...
Feito com muito 💜 por go7.com.br