segunda-feira, 27 outubro, 2025
33.9 C
Alta Floresta

Na abertura nacional do plantio de soja produtores reclamam da falta de armazéns

Date:

O município de Jaciara, região sul de Mato Grosso, sediou, na última sexta-feira, a abertura nacional do plantio de soja – safra 23/24.

Além de marcar o início das atividades, o evento reuniu cerca de 400 pessoas na Fazenda Aymoré, entre produtores de todo o país, autoridades políticas e técnicos da área da agricultura.

As máquinas entraram em campo para dar a largada em uma safra nacional cujo potencial produtivo chega a 163 milhões de toneladas do grão.

Além do desfile de plantadeiras, o evento contou com a presença de especialistas da cadeia da oleaginosa em dois painéis: Desafios da Armazenagem e Perspectivas de Mercado.

O presidente da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Fernando Cadore, lembrou que o Brasil passou, em algumas décadas, de importador de alimentos para o celeiro do mundo.

Cadore destacou que o Brasil produziu 315 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/23, sendo 155 milhões apenas de soja, mas o grande problema persiste: falta de armazéns.

A abertura nacional do plantio de soja se consagrou como um dos momentos mais esperados pelo setor agropecuário e contou com a participação de especialistas de toda a cadeia da oleaginosa.

De acordo com o Sindicato Rural do município, na colheita 2021/22 Jaciara obteve um rendimento de 174 mil toneladas de soja.

A estimativa para esse ano é que esse número deve crescer para mais de 200 mil toneladas colhidas.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Feito com muito 💜 por go7.com.br