“O Prêmio Educador Transformador evidencia, por meio dos professores Vagner e Tânia, o trabalho sistematizado e de qualidade desenvolvido nas unidades escolares da rede municipal. Parabéns aos dois por representarem tão bem a educação do município!”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Com o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”, a premiação tem como objetivo principal mobilizar e conectar professores e gestores educacionais para a cocriação de projetos inovadores que visem o enfrentamento e a superação dos desafios presentes e futuros da educação.
Os projetos “Ser árvore: sustentabilidade ambiental e poesia”, do C.I.E.I. Anjo Gabriel, e “Adaptar avaliação de língua inglesa do SIM com olhar para a inclusão e sustentabilidade”, da Escola Municipal Cecília Meireles, conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na categoria “Inclusão e Sustentabilidade na Educação”.
Os professores responsáveis por cada uma das iniciativas receberão certificado de participação, selo digital e troféu.
Já o vencedor da categoria receberá um pacote completo para participar do Bett Brasil 2026, em São Paulo, além de avançar para a etapa nacional. Esta será realizada no período de 23 de fevereiro a 23 de abril e premiará os projetos com maior potencial de impacto e inovação em nível nacional.
Se vencer a etapa nacional, o professor responsável pelo projeto receberá um pacote completo para participar da Bett UK 2027, em Londres, e MBA em Educação Empreendedora EAD.
Conheça os projetos da rede municipal premiados
Ser árvore: sustentabilidade ambiental e poesia: Coordenado pelo professor Vagner Vainer Teixeira Braz, o projeto amplia os saberes em linguagem, arte e educação ambiental. Nele, as crianças exploram as poesias da natureza e aprendem valores de cuidado, pertencimento e sustentabilidade.
Adaptar avaliação de língua inglesa do SIM com olhar para a inclusão e sustentabilidade: Coordenado pela professora Tânia Cristina Crivelin Jorra, o projeto adaptou atividades do material estruturado para torná-las mais acessíveis aos estudantes atípicos. Dentre as principais adaptações estão a simplificação das atividades e a disponibilização de recursos de apoio.