quinta-feira, 3 julho, 2025
21.6 C
Alta Floresta

Prefeitura de Alta Floresta veta projeto que propõe trânsparencia às emendas parlamentares

Date:

Assessoria

O Prefeito de Alta Floresta Valdemar Gamba entregou à Câmara de Vereadores o veto total ao Projeto de Lei do Legislativo Nº 047/2023, de autoria do Vereador Darli Luciano da Silva (PODEMOS). O PLL havia sido aprovado por unanimidade em sessão ordinária no mês de junho, porém, durante a sessão ordinária desta terça-feira (03/10), o veto foi mantido pela maioria dos vereadores, tendo contra cinco vereadores: Luciano Silva (Podemos), Ilmarli Teixeira (PT), Leonice Klaus (PDT), Ailton (Republicanos) e Zé Eskiva (PL) votaram contrários.

Nesta proposta, o parlamentar sugere que o Poder Executivo Municipal publique através de plataforma oficial e redes sociais, a relação de Emendas Parlamentares de Origem Estadual e Federal que tenham recebidas mensalmente pelo Município. “Infelizmente o executivo municipal não quer transparência nas contas públicas, a princípio, tem rejeitado os nossos requerimentos, não tem respondido e muitas vezes respondendo de forma parcial e impedindo o exercício da fiscalização por parte da câmara municipal”, lamentou o vereador Luciano Silva.

Com isso o executivo deveria manter uma transparência com a disponibilização em seus sítios eletrônicos para acesso ao público. No entanto, o Executivo decide pelo veto ao PLL ao justificar que, já cumpre os critérios de transparência, “Desta forma, atendendo ao Programa Nacional de Transparência é possível disponibilizar a ferramenta de forma que atenda a divulgação dos seguintes dados: autoria; valor previsto, valor realizado, objeto e função de governo”, em outro trecho o chefe do executivo pontua que para uma transparência além da fornecida necessitária de mão de obra dedicada, um empecilho da gestão.

“Registra-se, o Município NÃO possui estrutura suficiente atualmente para disponibilizar as informações como solicitadas nos incisos IV e V do artigo 1º do Projeto de Lei nº 047/2023, já que o Portal Transparência é vinculado ao sistema contábil e tais informações pretendidas necessitariam de lançamento manual de servidores e como é de conhecimento de todos, o Departamento de Convênios e prestação de contas conta apenas com dois servidores efetivos”, destaca a decisão.

Durante sessão o Vereador Luciano chegou a pontuar que os requerimentos feitos ao executivo não têm sido respondidos, inclusive uma solicitação feita em 2021 teria sido respondida recentemente, “o executivo municipal, aliado a alguns vereadores não querem que a população tenha pleno conhecimento dessas emendas, porque algo deve estar sendo feito que nós não podemos saber”, pontuou.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Alta Floresta recebe 8ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta

Alta Floresta se prepara para viver uma nova edição...

Na Arena Sorriso ASF busca superação contra o Apodi

A partida marcará a estreia do jogador Pixote A Arena...

Sorriso empata em jogo emocionante na estreia do Campeonato Brasileiro de Handebol

A partida aconteceu logo após a cerimônia oficial de...

Arraiá da Floresta acontece neste fim de semana e terá shows regionais

A Praça da Cultura recebe, nos dias 4, 5...
Feito com muito 💜 por go7.com.br