quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

Bolsa Pódio será estendida a assistentes que atuam diretamente no resultado das competições

Date:

A categoria Atleta Pódio do Programa Bolsa Atleta contemplará atletas-guias, assistentes e similares que atuam diretamente no resultado de competições nas modalidades paratriatlo, paraciclismo, bocha e atletismo. A medida foi instituída pela Portaria nº 87, de 6 de dezembro de 2023 , publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13/12), que detalha os procedimentos necessários para a concessão da bolsa.

O atleta somente poderá ser beneficiado em uma única prova, categoria ou classe, dentro de apenas uma modalidade esportiva. Atletas-guias, assistentes e o similares aptos ao benefício Atleta Pódio devem estar vinculados às modalidades de paratriathlon (PTVI); paraciclismo – piloto; bocha (calheiro) e o BC3; e no atletismo paralímpico (guia e fundista).

A portaria determina ainda que as atletas-guias gestantes ou puérperas tenham os mesmos benefícios garantidos a todos. Elas devem, mediante laudo médico, notificar o Ministério do Esporte sobre a data do início da gestação e previsão do parto, para assegurar a renovação e o acréscimo do benefício de até seis meses após o nascimento da criança, não excedendo a 15 parcelas mensais consecutivas.

“A medida reforça nosso compromisso com o paradesporto. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro [CPB], vamos trabalhar para fazer do Brasil uma potência paralímpica mundial. A conquista dessa bolsa é muito importante para o movimento paralímpico, pois agora podem ser atletas-pódio”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

De acordo com o documento, o ministro instituirá grupos de trabalho encarregados da avaliação e aprovação do formulário on-line e dos documentos comprobatórios apresentados, segundo critérios objetivos a serem previstos no edital. Eles serão compostos por representantes do Ministério do Esporte, das respectivas organizações nacionais de administração e regulação do esporte e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), conforme o caso.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br